Lipoaspiração – Como Perder a Gordura Acumulada?
As intervenções cirúrgicas são sempre um tema que suscita muitas dúvidas, a lipoaspiração não é excepção, na maioria dos casos em virtude de as possíveis pacientes não estarem convenientemente informadas relativamente à cirurgia.
O que é a Lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica, das mais procuradas por homens e mulheres. Está indicada para quando se pretende melhorar o contorno em geral do corpo, a aparência, dado que permite perder a gordura indesejada, que se acumula em certas zonas do corpo, que é difícil perder apesar de ter uma dieta saudável e exercício físico, através de pequenas incisões na pele.
Para tal é necessário que o paciente se encontre em boas condições de saúde. Não está contudo indicada para tratamento de obesidade, ou redução de peso.
É um procedimento cirúrgico bastante seguro desde que seja realizado por um cirurgião plástico credenciado e com experiência.
Dar o 1º Passo- Quer perder aquela gordura acumulada mas tem dúvidas? Pergunte! Questinone!
Caso já tenha pensado em fazer uma lipoaspiração deve começar por consultar um Cirurgião Plástico, expor todas e quais dúvidas que possa ter acerca desta intervenção assim como expor abertamente quais os seus objectivos e expectativas sobre a cirurgia. O cirurgião irá esclarecer as suas dúvidas e dizer-lhe se esta será a intervenção mais indicada para o seu caso.
Na nossa clínica de cirurgia plástica, a equipa de médicos, enfermeiros e outras colaboradoras, irão guiá-la, passo a passo pelo processo respondendo a todas as questões que tenha. Começamos por tentar perceber quais são as suas expectativas. Desta forma conseguiremos desenvolver um plano de consultas/tratamentos que encaixe na perfeição na sua vida pessoal e profissional, tendo sempre em mente os resultados que pretende.
Na primeira consulta deve expor efectivamente o que a (o) preocupa e qual o objectivo, de modo a que o resultado final vá de encontro às suas expectativas. É realizada uma avaliação do seu estado de saúde geral, sendo solicitado um conjunto de exames laboratoriais, assim como uma avaliação da tonicidade cutânea e muscular, das zonas de acumulação de gordura e do seu peso.
Na consulta é explicada pormenorizadamente toda a técnica cirúrgica, nomeadamente:
- Local de incisão e cicatrizes
- Duração da cirurgia
- Tipo de anestesia
- Cuidados pré-operatório e pós-operatório,
- Limitações ou possíveis riscos ou complicações que possam estar envolvidos.
É sempre tido em atenção o seu corpo na sua globalidade e não partes do corpo isoladas, de modo a que o resultado final seja harmonioso num todo.
Como devo preparar-me para uma Lipoaspiração?
Pré-operatório:
Numa fase pré- operatória, para realizar a lipoaspiração é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde, suspender, se for o caso, a toma de medicamentos, nomeadamente os anticoagulantes. É igualmente necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
Como é a recuperação de uma Lipoaspiração?
Pós-operatório:
O pós-operatório da lipoaspiração é simples e pouco doloroso, a dor e a sensação de desconforto são eliminadas com analgésicos comuns. Regra geral poderá ir para casa no próprio dia. Sendo bastante importante tomar os medicamentos prescritos pelo médico, nas horas indicadas. É natural apareceram hematomas (conhecidos como “nódoas negras”) e inchaços na área afectada e ao redor, que desaparecem em poucos dias.
O repouso é importante nesta fase, o paciente deve permanecer em repouso relativo em casa durante três dias, sem que esteja o tempo todo deitado. Depois da cirurgia, o paciente tem liberdade para realizar as actividades do dia-a-dia, desde que não sinta nenhum desconforto ao realizá-las.
A retomada das actividades diárias depende de paciente para paciente, e também do volume de gordura retirado no entanto a maioria das pessoas retoma o trabalho ao fim de 5 a 8 dias e a realização de exercícios mais vigorosos ao fim de quatro semanas. No entanto aconselha-se que no 1º mês esteja acompanhado de alguém que o possa ajudar a movimentar-se com mais segurança e gradualmente vai recuperando toda a actividade física.
É recomendada a utilização de uma cinta modeladora para a região tratada. Esta cinta ajuda à acomodação da pele, fazendo com que esta assuma o novo contorno corporal do paciente. Controla também o edema e previne a acumulação de líquidos na área tratada. O tempo de uso da cinta é indicado pelo médico.
A realização de massagens de drenagem linfática é recomendada para uma melhor recuperação. Podem ser iniciadas cerca de de 8 a 10 dias após a intervenção e a fisioterapeuta que a irá acompanhar, vai indicar-lhe o número e a frequência das sessões, mediante a evolução da recuperação. Durante estes tratamentos será observada pelo seu médico que avaliará a evolução da sua recuperação e indicará se será necessário algum procedimento adicional.
Os resultados de um Lipoaspiração são logo visíveis?
Os resultados da lipoaspiração são quase imediatos, ao fim de uma semana já é visível mas é efectivamente ao fim de 3 meses que o local lipoaspirado apresenta o aspecto real. Para que estes resultados se mantenham é fundamental manter uma alimentação equilibrada.
Como em qualquer outro procedimento cirúrgico, podem ocorrer possíveis complicações. São esclarecidas em detalhe todas as possíveis complicações que podem ocorrer, apesar de serem pouco frequentes para que possa estar consciente de como é possível evita-las caso surjam ou como as tratar. Seguir rigorosamente as recomendações médicas quer no pré-operatório quer no pós-operatório é um factor determinante para obter um melhor resultado, uma vez que o tratamento não está apenas dependente do ato cirúrgico.
Dê o primeiro passo, esclareça as suas dúvidas, contacte-nos ou visite a nossa clínica de cirurgia plástica no centro de Lisboa. Sabemos que exige o melhor, por isso temos uma equipa de excelência ao dispor para a ajudar e esclarecer.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...