A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa reduzir as gorduras localizadas, definindo melhor a silhueta corporal. Trata-se assim de um procedimento que retira gordura de áreas específicas do corpo, como o queixo, mamas, abdómen, cintura, costas, coxas, nádegas e joelho.
A cirurgia é uma das mais procuradas por homens e mulheres, afirmando-se como um procedimento revolucionário, capaz de extrair uma grande quantidade de gordura, através de uma pequena incisão na pele. A gordura é geralmente removida recorrendo a um tubo e um dispositivo de sucção.
Para realizar a lipoaspiração é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde, suspender, se for o caso, a toma de medicamentos, nomeadamente os anticoagulantes. Também é preciso interromper o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
A Dra. Luisa Magalhães Ramos explica:
"A obesidade caracteriza-se por uma acumulação excessiva de gordura em determinada zona do corpo, podendo ser causada por factores genéticos, endócrinos e metabólicos ou alterações nutricionais.
Apesar da diversidade de factores, o motivo mais apresentado como causa é o balanço energético positivo, ou seja, o indivíduo ingere mais calorias do que gasta. Os elementos hipercalóricos e o sedentarismo estão na origem do aumento de peso e no aumento da gordura corporal."
Os homens têm mais tendência a acumular a gordura na zona da barriga (obesidade andróide). As mulheres sofrem mais com a zona dos quadris e membros inferiores (obesidade ginóide). No entanto, as mulheres não estão livres da acumulação de gordura na região central do corpo. Isto acontece porque existem algumas regiões corporais com pré-disposição a acumular gordura que não é consumida pelo organismo.
As gorduras localizadas em zonas específicas são difíceis de eliminar. A lipoaspiração é uma solução eficaz para casos em que a remoção de gorduras não responde aos tratamentos de emagrecimentos ou aos exercícios físicos. É importar reter que a cirurgia não é um substituto das dietas. Não emagre, mas realça, sim, o contorno e a silhueta corporal. Além disso, contribui para o aumento da autoestima dos pacientes.
Os melhores resultados são conseguidos em pacientes que estejam no seu peso adequado ou ligeiramente acima, sem flacidez da pele. Não obstante, é possível realizar o procedimento em casos que se afastem do ideal-tipo: à medida que nos distanciamos da melhor indicação, os resultados são proporcionalmente menores.
Tal como outros procedimentos, não está isenta de complicações, que podem ser evitadas com cuidados específico no pré, inter e pós-operatório.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Rosto
6 minutos de leitura
Tratamento de rugas: LMR em Lisboa, Porto ou Cascais
Se procura soluções eficazes para tratar as rugas e recuperar uma pele mais jovem...
Endocrinologia
5 minutos de leitura
Excesso de peso e obesidade: descubra o melhor tratamento para si!
O excesso de peso e a obesidade são desafios globais de saúde que afetam milhões...
Mulher
9 minutos de leitura
Cirurgia de aumento mamário no Porto: tudo o que precisa saber
Está a pensar realizar uma cirurgia de aumento mamário? Se a resposta for afirmativa,...