Sou magra mas tenho gorduras na barriga que não saem. Posso fazer esta cirurgia?
No que consiste a lipoaspiração e porque é tão procurada por homens e mulheres?
A lipoaspiração é uma das técnicas cirúrgicas em cirurgia plástica mais frequentemente procurada tanto por mulheres como por homens, de várias faixas etárias.
No sexo feminino, seja por factores genéticos, alimentação não saudável e falta de exercício físico ou por patologia endócrina, há maior tendência para acumular tecido adiposo na região da anca e membros inferiores (obesidade ginóide). A acumulação de gordura na região central do corpo, nomeadamente no abdómen, também é frequente. Esta gordura por vezes fica localizada mesmo durante o emagrecimento generalizado porque não é consumida pelo organismo.
Também os homens procuram muitas vezes esta técnica de cirurgia plástica, por tecido adiposo acumulado na região do abdómen, nas mamas, no queixo e pescoço, etc.
Estas alterações na morfologia corporal, principalmente quando não se consegue eliminá-las, trazem desconforto psico-social.
A técnica de lipoaspiração é por isso também uma ferramenta para aumentar a auto-estima.
A lipoaspiração tem como objectivo remover depósitos de gordura indesejada em áreas específicas do corpo, nomeadamente no abdomén, e outras áreas como a região glútea, anca e membro inferior, mamas, pescoço, etc., gordura essa que não se consegue eliminar através de dieta e exercício físico.
Esta técnica permite tornar o contorno do corpo mais uniforme, harmonioso e bonito.
Quem são as pessoas que mais beneficiariam de lipoaspiração? As pessoas com excesso de peso ou as pessoas magras com gordura localizada?
Se não tem excesso de peso generalizado, apenas tem aumento de volume localizado, esta técnica é ideal para si!
Idealmente, antes de se proceder a uma lipoaspiração, o doente deve encontrar e estabilizar o seu peso ideal, procedendo-se então à remoção de depósitos de gordura em áreas específicas do corpo. Esta tem como objectivo, remover “a gordura que não sai” em regiões limitadas do corpo. Irregularidades de contorno provocadas por outros tecidos que não seja tecido adiposo (gordura) não são passíveis de ser corrigidas por esta técnica.
A técnica de lipoaspiração não é um método de emagrecimento nem substitui uma alimentação saudável e exercício físico na manutenção do peso.
Juntamente com a lipoaspiração pode ser necessário adicionar simultaneamente ou em tempos operatórios diferentes, outras técnicas cirúrgicas para remover o excesso de pele flácida e descaída, que não se adaptaria aos novos contornos do tecido subcutâneo e tecido adiposo. O resultado ideal consegue-se quando a pele ainda é elástica e o quando o doente tem o peso próximo do seu ideal.
Após a lipoaspiração fica-se imediatamente com o corpo liso?
Os resultados da lipoaspiração são visíveis quase imediatamente, mas o edema e equimoses (“nódua negra”) mascaram por algum tempo o efeito final. É ao fim de mais ou menos 3 meses que o local onde foi aplicada a lipoaspiração apresenta o aspecto real. Nesta altura o inchaço desaparece e é possível avaliar o resultado final. Depois desta avaliação pode-se, ou não, ter de corrigir algumas irregularidades da cirurgia, com pequenas lipoaspirações.
O tecido adiposo aspirado pode ser usado para injectar noutro sitio e aumentar o volume de outras regiões?
Para além de remover os depósitos de tecido adiposo indesejados, este tecido aspirado pode ser reintroduzido em alguma região do próprio corpo que seja necessário aumentar o seu volume ou dar uma nova forma, sendo este procedimento feito em simultâneo com a lipoaspiração.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...
Corpo
6 minutos de leitura
Lifting de coxas: qual o preço desta cirurgia em Portugal?
Está a pensar fazer um lifting de coxas em Portugal, mas tem dúvidas sobre o preço?...