A lipoescultura é um procedimento estético e cirúrgico, utilizado pela Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, com o objetivo de remodelar e esculpir os contornos do corpo.
Ao longo da vida, o corpo masculino e feminino passa por várias fases. Acumula ou absorve de gordura em determinadas regiões, resultando numa distribuição heterogénea e pouco harmoniosa.
Também os fatores genéticos têm algum papel na distribuição da gordura subcutânea.
Muitos pacientes procuram reduzir o volume de determinada região do corpo e desejam ver aumentada outras zonas com menos projeção.
Porque é que a lipoescultura é vantajosa?
A lipoescultura vem responder a estas exigências, associando dois tipos de intervenção estética, a lipoaspiração e o lipofilling ou enxertos de gordura.
O procedimento de lipoescultura tem a vantagem de, numa mesma intervenção cirúrgica e anestésica, o cirurgião plástico pode reduzir o volume de determinada região do corpo e aumentar outra. Para isso, utiliza um produto natural proveniente do próprio doente, a gordura subcutânea aspirada na lipoaspiração.
Esta gordura é tratada segundo um processo específico, antes de ser re-injectada no corpo.
A injecção de gordura, ou lipofilling tem vantagens associadas, tais como:
- Melhora os resultados finais da lipoescultura;
- Melhora a qualidade da pele suprajacente;
- Mantém o aspeto natural da região trabalhada pela inexistência de próteses;
- Não induz reações inflamatórias de “corpo estranho”, nem reações alérgicas, pois a substância injetada é proveniente do organismo do próprio doente.
É sobretudo um procedimento seguro e naturalmente “mais barato” pois não são utilizados materiais sintéticos.
Quais são as limitações da lipoescultura?
As limitações da lipoescultura dependem das regiões a serem trabalhadas e da quantidade de gordura disponível para ser reinjectada.
Por um lado, a quantidade de gordura injectada vai depender da quantidade da gordura aspirada. Nem toda a gordura aspirada é reutilizada pois esta é filtrada e tratada, existindo sempre desperdícios.
Por outro lado, em pessoas magras, sem grandes depósitos de tecido adiposo e que procuraram fazer lipofilling, o aumento de volume da numa certa região depende da quantidade de gordura aspirada, o que poderá não ser muito.
Por último, parte da gordura injectada é reabsorvida pelo organismo, resultando num volume menor que o inicialmente observado. Este pequeno retrocesso é ultrapassado voltando a fazer novo procedimento, até atingir o volume desejado.
Que regiões podem ser tratadas com a injeção ou enxerto de gordura?
A gordura aspirada pode ser injectada em quase todas as regiões subcutâneas do corpo. Locais onde ocorram depressões, irregularidades ou simplesmente pouca projecção. Na sua essência, modificações decorrentes do processo de envelhecimento e emagrecimento, genética, malformações ou traumatismos.
A gordura é muito frequentemente utilizada no tratamento de rugas e sulcos do rosto, reduzindo a profundidade das mesmas.
No rosto, o lipofilling é também utilizado para:
- Aumentar a projeção da região malar (maçã do rosto);
- Aumentar o volume labial;
- Regularizar os contornos, contribuindo para o rejuvenescimento do rosto.
Outras regiões onde é comum proceder-se à injecção de enxertos de gordura são os seios, os glúteos ou na região gemelar, nas pessoas com pernas muito estreitas e sem as curvaturas naturais. Nestes casos, procura-se evitar a colocação de próteses.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...