O resultado após uma lipoescultura do rosto ou de outra região fica com um aspeto natural?
A lipoescultura é um procedimento estético onde é utilizado um produto natural para preencher zonas do corpo, esculpir os contornos e harmonizar as linhas de diversas regiões do corpo.
O procedimento de lipoescultura é efetuado através da injeção de enxertos de gordura, extraídos do próprio paciente.
Previamente são demarcadas as regiões onde o cirurgião plástico vai retirar algum volume de gordura que estará em excesso (por exemplo abdómen, flancos, coxas, pescoço, braços), procedendo-se posteriormente à lipoaspiração dessa mesma gordura.
No mesmo tempo operatório, essa gordura após filtrada e devidamente tratada, é injetada com auxilio de seringas, nas regiões onde essa gordura fará mais falta.
No rosto, a gordura é injetada para reduzir ou melhorar rugas e sulcos, elevar e projetar as maçãs do rosto, eliminar depressões ou irregularidades em algum contorno.
A gordura pode ser também injetada noutra região do corpo, como os seios, os glúteos, ou qualquer zona menos volumosa.
Ao ser injetada a gordura do próprio paciente é conseguido um resultado bastante natural, conseguindo uma consistência e textura em tudo semelhante aos tecidos circundantes.
O tecido adiposo injetado no novo local, após tratado, vai trazer também benefícios no aspeto da pele e tecidos circundantes, pois é observada uma melhoria na textura, brilho e cor dessa região. Por outro lado, ao ser injetado um produto natural pertencente ao próprio corpo do paciente, não vão ocorrer reações inflamatórias e alérgicas que prejudiquem o processo de enxerto.
Os resultados da lipoescultura são permanentes?
O processo de lipoescultura envolve dois procedimentos, a lipoaspiração e a injeção de enxertos de gordura, ou lipofilling.
Na lipoaspiração, ao ser aspirado tecido adiposo (gordura) de determinada região, os adipócitos (células gordas) aí existentes vão deixar de contribuir para o volume dessa região.
Assim, mesmo nas alturas em que ocorre aumento de peso, os adipócitos remanescentes, apesar de poderem hipertrofiar (aumentar de tamanho), não se multiplicam e o aumento de volume dessa região fica limitado. Ainda assim, com o aumento de peso, as restantes regiões não trabalhadas vão aumentar de volume.
No procedimento de lipofilling, cerca de 30-40% da gordura injetada vai ser reabsorvida pelo organismo.
Este facto, sendo do conhecimento do cirurgião, vai implicar a injeção de maior volume em determinada área para compensar a sua posterior absorção. Ainda assim, são habituais novas intervenções para se atingir o volume desejado.
Como é o pós-operatório da lipoescultura? Que cuidados se deve ter?
A lipoescultura é um procedimento cirúrgico, e como tal envolve cuidados no pós-operatório para que os resultados pretendidos sejam mais facilmente atingidos e as complicações sejam evitadas.
A lipoescultura pode ser realizada em regime de ambulatório, com alta até 24h após o procedimento, consoante à área corporal trabalhada.
É habitual, como em qualquer cirurgia, a existência de desconforto e dor, principalmente nas regiões que foram submetidas à lipoaspiração, sendo no entanto facilmente controlados com analgésicos em comprimidos. O edema (inchaço) e equimoses (nódoas negras) são também habituais mas são absorvidos espontaneamente, sem necessidade de tratamento adjuvante.
As regiões onde foi enxertada a gordura não devem ser massajadas pois essa estimulação pode beneficiar a absorção da mesma, resultando na redução do volume dessa região.
A exposição ao sol deve ser evitada nos primeiros meses, com posterior exposição controlada e com devida protecção para evitar o surgimento de manchas na pele.
As regiões submetidas à lipoaspiração serão cobertas com cintas adaptadas, para que a pele retome mais rapidamente a forma dos novos contornos e os edemas sejam evitados.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...