Qualquer pessoa pode fazer lipoaspiração?
A lipoaspiração, lipossucção ou lipoplastia, consiste na extracção de tecido adiposo em excesso localizado em determina região do corpo, com o objectivo de remodelar os contornos corporais, procurando a harmonia da sua linha.
Esta técnica pode ser aplicada em qualquer região do corpo, desde a região cervical, ao abdómen, dorso, glúteos, coxas, etc.
Este procedimento estético é efectuado através de cânulas de aspiração, tubos finos e ocos que são utilizados para desinstalar os adipócitos através de movimentos vai-e-vem, sendo posteriormente aspirados por sistema de vácuo.
Os melhores candidatos para serem submetidos a uma lipoplastia com sucesso, são homens e mulheres de qualquer biótipo, com peso próximo do ideal, possuindo no entanto tecido adiposo em excesso, localizado em determinada região que não resolveu com dieta e exercício.
Esta técnica de remoção de tecido adiposo (gordura) não pretende substituir os tratamentos da obesidade (dieta, exercício físico, cirurgia bariátriaca) sendo no entanto por vezes, um motivador.
Existem várias técnicas diferentes de lipoaspiração?
A lipossucção é dos procedimentos mais empregues na cirurgia estética, sendo relativamente simples e com raras complicações associadas.
A sua técnica foi evoluindo de encontro às necessidades do procedimento e do cirurgião, desenvolvendo-se material aprimorado e novas técnicas associadas que melhoram o resultado e diminuem as possíveis complicações.
As técnicas existentes de lipossucção consistem na lipoaspiração clássica, na lipoaspiração associada à vibração, associado a ondas ultrassónicas ou a laser.
A lipoaspiração clássica é uma técnica utilizada há mais de trinta anos, consistindo por isso uma técnica segura e com resultados muito satisfatórios em mãos experientes, não havendo descrição de complicações a longo prazo. Sendo que o material usado não é de alta tecnologia, o seu custo é acessível.
A desvantagem associada a esta técnica é a possibilidade de grandes perdas hemáticas associadas a grande quantidade de aspiração de tecido adiposo, comparando com outras técnicas mais recentes. Para reduzir esta possibilidade é instilado no tecido adiposo uma solução com anestésico local e adrenalina, resultando em melhor analgesia e menores perdas hemáticas.
A lipoplastia associada à vibração consiste na técnica clássica utilizando sondas de aspiração vibratórias, facilitando o movimento vai-e-vem das sondas efectuado pelo cirurgião. Este mecanismo torna a técnica menos traumática, resultando em menos edema, menos equimoses e menores queixas álgicas por parte do doente.
A lipoaspiração associado a ondas ultrassónicas é uma técnica de lipossucção onde há a combinação de ondas de alta frequência e aspiração de baixa potência. Estas ondas de alta frequência são utilizadas para liquefazer o tecido adiposo, reduzindo as ligações intercelulares dos adipócitos, facilitando posteriormente a sua aspiração e tornando o procedimento menos traumático e com menor associação de perdas hemáticas.
Tem como desvantagem o facto de necessitar de material mais avançado, encarecendo o procedimento e não podendo estar disponível em grande maioria de clínicas. São também necessárias maiores incisões e há maior probabilidade de se coleccionarem seromas (colecção de liquido seroso).
A lipoaspiração associada aos laser, utiliza este meio com o mesmo intuito que as ondas ultrassónicas, facilitando a remoção do tecido adiposo.
A melhor técnica de lipossucção a ser utilizada é a técnica que o seu cirurgião plástico tiver maior prática, sendo aconselhada por ele.
Estes procedimentos podem ser efectuados sob sedação e anestesia local, anestesia geral ou anestesia locorreginal (epidural) e sedação, tendo alta no mesmo dia para o domicílio.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...