Pode-se se emagrecer quantos quilos com a lipoaspiração?
A lipoaspiração não é um tratamento de emagrecimento e não deve ser procurado para tal. O objectivo da aspiração de gordura não é perder peso nem emagrecer mas sim esculpir os contornos do corpo, tornando-o mais harmonioso e elegante. Mesmo eliminando alguns litros de gordura, o peso não variará grandemente.
A lipoaspiração é uma intervenção estética com o objectivo de remodelar o contorno corporal, eliminando gordura de regiões do corpo com gordura acumulada.
Esta intervenção é indicada para pessoas com peso próximo do normal, que apesar da dieta saudável e exercício físico regular, não conseguem perder gordura localizada.
Por vezes, mesmo em pessoas consideradas magras, pode ocorrer localização e deposição de gordura que não é eliminada de outra maneira, excepto através da aspiração de gordura.
O efeito da lipoaspiração é permanente?
No processo de lipoaspiração, como o nome indica, é efectuada aspiração de gordura ou tecido adiposo.
O tecido adiposo é constituído por células, os adipócitos, que vão acumulando gordura e hipertrofiando (aumentado de tamanho).
Durante o emagrecimento natural, a gordura depositada e armazenada nos adipócitos vai sendo consumida e eliminada, no entanto os adipócitos permanecem no mesmo sítio, criando a possibilidade de poderem voltar a hipertrofiar se não forem adoptadas medidas a longo prazo de dieta saudável e exercício físico regular para consumir os excessos.
Após a aspiração de gordura, ao serem eliminados os adipócitos de determinada região, mesmo com aumento de peso, essa região não vai aumentar de volume como anteriormente pois os adipócitos deixaram de existir e não têm a possibilidade de se multiplicarem.
O que geralmente acontece quando medidas de controlo de peso não são adoptadas, é o aumento de peso uniforme das regiões não intervencionadas.
É por isso fundamental adoptar hábitos saudáveis a longo prazo, antes e após este procedimento, para que os resultados obtidos sejam óptimos e duradoiros.
Que regiões podem ser alvo de lipoaspiração?
Onde existe acumulação de gordura, existe a possibilidade de esta ser aspirada por lipoaspiração.
No sexo feminino é mais frequente a procura desta intervenção para tratar regiões como as ancas e as coxas e também o abdómen, enquanto no sexo masculino a aspiração de gordura é mais procurada para tratar áreas como o abdómen, flancos e submento.
É necessário ficar internado para fazer uma lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser um processo com duração aproximada de uma a duas horas, e consoante a área total a ser intervencionada, pode ser usada apenas anestesia local ou anestesia local e sedação.
Quanto maior é a zona intervencionada maior será a necessidade de o paciente ficar sob observação durante mais horas para prevenção de possíveis complicações, com um máximo de 24h.
Habitualmente esta intervenção é efectuada em regime de ambulatório, com ou sem pernoita para o dia seguinte.
Os resultados são imediatamente visíveis?
Após a lipoaspiração, a pele vai demorar alguns dias a adoptar a nova silhueta corporal.
É normal, após a intervenção ocorrer algum edema nas áreas intervencionadas, que mascará os novos contornos.
É importante nesta fase, durante o primeiro mês, usar-se roupa compressiva que ajudará a pele neste processo e evitará o surgimento de hematomas e acumulação de edema (seroma).
Após a intervenção é habitual o surgimento de equimoses nas regiões trabalhadas, que serão absorvidas e não terão qualquer repercussão no resultado final.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Blefaroplastia
7 minutos de leitura
Pálpebras caídas: conheça a cirurgia que corrige este problema
A pálpebra caída, também chamada de ptose palpebral, é uma condição que leva...
Mamoplastia de Redução
8 minutos de leitura
Redução mamária: o antes e depois da cirurgia
A redução mamária, também chamada de mamoplastia de redução ou cirurgia de...
Rosto
8 minutos de leitura
Rejuvenescimento facial: o que é e que opções existem?
Quando falamos de rejuvenescimento facial, temos em mente um conjunto de procedimentos...