A lipoescultura é um procedimento estético no qual é utilizado um produto natural – a gordura localizada do próprio paciente, para:
- preencher outras zonas do corpo;
- esculpir os contornos;
- harmonizar as linhas de diversas regiões corporais.
Assim, o procedimento cirúrgico de lipoescultura realiza-se através da injeção de enxertos de gordura. Previamente são demarcadas as regiões onde o cirurgião plástico vai retirar algum volume de gordura que estará em excesso (por exemplo, abdómen, flancos, coxas, pescoço, braços), procedendo-se, posteriormente, à lipoaspiração dessa mesma gordura.
Na mesma cirurgia, essa gordura após filtrada e devidamente tratada, é injetada, com auxílio de seringas, nas regiões do corpo onde fará mais falta, preenchendo e modelando depressões.
Geralmente, as partes do corpo que podem necessitar de maior volume ou melhor contorno, são os seios, glúteos ou rosto.
Uma das principais vantagens da lipoescultura consiste em proporcionar dois resultados distintos através de um único procedimento cirúrgico e anestésico: a redução de gordura localizada de uma ou mais áreas do corpo e o aumento de outras.
O resultado após uma lipoescultura fica natural?
Outra vantagem traduz-se no aspeto natural alcançado, devido à inexistência de próteses, pois a substância injetada deriva do organismo do paciente. Isso diminui também a probabilidade de ocorrência de reações alérgicas.
A lipoescultura leva ainda à melhoria da qualidade da textura e firmeza da pele das regiões intervencionadas. Por exemplo, no rosto a gordura é injetada para reduzir ou melhorar rugas e sulcos, corrigir olheiras, flacidez no pescoço, aumentar o volume labial, elevar e projetar as maçãs do rosto, ou eliminar depressões ou irregularidades em algum contorno.
Uma vez que se injeta a gordura do próprio paciente consegue-se um resultado bastante natural, com uma consistência e textura em tudo semelhantes aos tecidos circundantes.
A lipoescultura traz ainda benefícios ao aspeto da pele e tecidos envolventes, sendo observada uma melhoria na textura, brilho e cor dessa região.
Por outro lado, ao ser injetado um produto natural pertencente ao corpo do paciente, não vão ocorrer reações inflamatórias e alérgicas que prejudiquem o processo de enxerto.
Vou conseguir emagrecer com a lipoescultura?
A lipoescultura vai redefinir os contornos corporais. Ao ser conjugada com a lipoaspiração, esta foca-se também na perda de gordura localizada.
Este procedimento é indicado para quem esteja ligeiramente acima do peso ideal, mas não consegue alcançar a melhoria dos contornos corporais com alimentação adequada e exercício físico.
Normalmente, estão em causa pacientes que apresentam áreas de gordura localizada pouco harmoniosas e desproporcionais ao resto do corpo, conjugadas com zonas de depressão de pele, que podem ser resolvidas com o preenchimento, bem como contornos pouco definidos em regiões como os glúteos, seios, quadris ou rosto.
A lipoescultura não está indicada para pessoas obesas que queiram emagrecer e não substitui a perda real de peso.
Resultados
Em suma, a lipoescultura visa proporcionar um corpo mais harmonioso e definido, ao retirar volume de zonas indesejadas para preencher ou melhorar os contornos corporais de áreas que o paciente gostaria que fossem mais preenchidas.
No procedimento de lipofilling, cerca de 30-40% da gordura injetada vai ser reabsorvida pelo organismo.
Este facto, sendo do conhecimento do cirurgião, vai implicar a injeção de maior volume em determinada área para compensar a sua posterior absorção. Ainda assim, são habituais novas intervenções para se atingir o volume desejado.
As cicatrizes deixadas pela lipoescultura são pequenas e facilmente disfarçáveis.
Quando é que os resultados da lipoescultura se tornam visíveis?
Como em todos os procedimentos estéticos, o resultado vai depender de pessoa para pessoa, tendo em consideração o volume de gordura e áreas aspiradas. No entanto, pode observar-se logo após a cirurgia uma diferença no contorno corporal.
Ao fim de 1 mês começam a ser visíveis os primeiros resultados, já que o edema diminui e começa a ser percetível qual o aspeto que o corpo vai ter. Neste momento, deverá ocorrer um endurecimento da área operada, devido ao processo de cicatrização interna.
Após 3 meses, a silhueta vai ganhando a forma desejada e pode ter-se uma ideia ainda mais precisa do resultado, verificando-se uma melhoria do endurecimento interno.
Porém, para a generalidade das pessoas, o resultado definitivo da lipoescultura apenas se alcança cerca de 6 a 12 meses após a cirurgia, pois a absorção da gordura pelo organismo acontece de forma gradual e lenta.
Os resultados da lipoescultura são permanentes?
Os resultados desta cirurgia são duradouros, mas podem variar consoante a manutenção do peso e estilo de vida do paciente. Deve, por isso, manter-se uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercício físico.
O processo de lipoescultura envolve dois procedimentos, a lipoaspiração e a injeção de enxertos de gordura, ou lipofilling.
Na lipoaspiração, ao ser aspirado tecido adiposo de determinada região, os adipócitos (células gordas) aí existentes vão deixar de contribuir para o volume dessa região.
Assim, mesmo nas alturas em que ocorre aumento de peso, os adipócitos remanescentes, apesar de poderem hipertrofiar (aumentar de tamanho), não se multiplicam e o aumento de volume dessa região fica limitado. Ainda assim, com o aumento de peso, as restantes regiões não trabalhadas vão aumentar de volume.
Como é o pós-operatório da lipoescultura?
A lipoescultura é um procedimento cirúrgico, e como tal, envolve cuidados no pós-operatório para que os resultados pretendidos sejam mais facilmente atingidos e as complicações evitadas.
Esta pode ser realizada em regime de ambulatório, com alta até 24h após o procedimento, consoante a área corporal trabalhada.
Logo após a cirurgia, o paciente pode sentir dor e desconforto, facilmente controlados com analgésicos, e apresentar inchaço e equimoses (manchas roxas).
As sessões de drenagem linfática, que contribuem para acelerar a recuperação, devem ter início ao 3.º- 4.º dia após a cirurgia, devendo ser evitada a manipulação das áreas onde foi enxertada a gordura, pois essa estimulação pode beneficiar a absorção da mesma.
Também o uso de cinta modeladora ou vestuário compressivo adequado se torna importante no pós-operatório durante, pelo menos, o primeiro mês, já que reposicionam os tecidos nos locais onde foi feita a lipoaspiração e auxiliam a definição corporal.
Gostaria de saber mais informações sobre lipoescultura? Temos todo o gosto em ajudar a esclarecer as suas dúvidas!
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...