Existe uma idade ideal para realizar uma mamoplastia de aumento?
São vários os motivos que levam uma mulher a decidir fazer uma mamoplastia de aumento. Habitualmente esses motivos estão relacionados com a estética e autoestima. Não existe uma idade ideal, o importante é ter expetativas realistas e compreender os benefícios bem como os possíveis riscos da mamoplastia de aumento.
A mamoplastia de aumento é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais populares e mais realizados pelas mulheres. Consiste no aumento do volume da mama e na remodelação da sua forma através da colocação de próteses mamárias. As razões estéticas são a principal motivação para tomar este passo que se traduzem numa maior autoestima, confiança e feminilidade.
Inicialmente a mamoplastia de aumento era procurada maioritariamente por mulheres mais maduras, porém essa tendência diluiu-se no tempo. Assim, atualmente, a idade considerada ideal para se realizar um aumento mamário depende de alguns fatores, tais como a consciencialização face ao procedimento cirúrgico, para que possa respeitar todas as fases adjacentes ao mesmo e o desenvolvimento mamário, que tende a ocorrer entre os 3 e 4 anos após a primeira menstruação.
Mamoplastia de aumento para adolescentes
Não é aconselhável o aumento do peito antes dos 18 anos, altura em que se prevê o desenvolvimento completo da mama. Há inclusive mulheres que não têm os seios totalmente desenvolvidos até os 20 anos. O cirurgião plástico fará uma avaliação completa dos seios e aconselhará se é ou não a altura ideal para realizar a mamoplastia de aumento, e em caso afirmativo, o tamanho e a forma dos implantes mamários que vão de encontro aos objetivos e características físicas da paciente. O risco de se colocar implantes mamários em mamas ainda não totalmente desenvolvidas, é o de vir a desenvolver flacidez e posteriormente estrias e/ou excesso de pele.
Mamoplastia de aumento para mulheres de 20 a 35 anos
A maioria das mulheres que decide fazer uma cirurgia de aumento mamário tem entre 20 e 35 anos. Nestes casos não se coloca a questão de os seios estarem totalmente desenvolvidos, mas há outras considerações que precisam ser discutidas antes de avançar com a cirurgia. Por exemplo, se a mulher planeia ter filhos e se pretende amamentar a curto prazo. Em caso afirmativo, poderá optar por realizar o procedimento após a maternidade isto porque os seios sofrem alterações durante e após a gravidez, especialmente se a mulher amamentar. Salientar que a mamoplastia de aumento não impede a amamentação.
Mamoplastia de aumento para mulheres 35 a 50 ou +
Uma vez que as mulheres têm cada vez mais adiado a maternidade, nesta faixa etária colocam-se as mesmas questões que na faixa anterior. Ou seja, o cirurgião plástico e a mulher devem colocar em cima da mesa a hipótese de vir a ter filhos e de querer amamentar a curto prazo. Nas mulheres mais maduras ou que já tenham sido mães, o “projeto” da maternidade não é um motivo para pensar em adiar a cirurgia. Esta é uma faixa etária considerada ideal para realizar um aumento mamário pois a mulher tem maturidade para compreender todas as vantagens e desvantagens deste procedimento cirúrgico. É muito comum, uma mulher nesta faixa etária (com ou sem filhos) realizar uma mastopexia com próteses em vez de uma mamoplastia de aumento. A mastopexia com próteses permite corrigir o descaimento mamário e em simultâneo aumentar o seu volume.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Rosto
6 minutos de leitura
Tratamento de rugas: LMR em Lisboa, Porto ou Cascais
Se procura soluções eficazes para tratar as rugas e recuperar uma pele mais jovem...
Endocrinologia
5 minutos de leitura
Excesso de peso e obesidade: descubra o melhor tratamento para si!
O excesso de peso e a obesidade são desafios globais de saúde que afetam milhões...
Mulher
9 minutos de leitura
Cirurgia de aumento mamário no Porto: tudo o que precisa saber
Está a pensar realizar uma cirurgia de aumento mamário? Se a resposta for afirmativa,...