Mamoplastia de Aumento – Devo esperar ou é indiferente?
Efetivamente uma das maiores dúvidas que existem entre mulheres que desejam e ponderam fazer uma mamoplastia de aumento é sobre qual o momento das suas vidas, em que o devem fazer. Se antes ou depois de terem filhos. Por vezes devido a grande exposição do tema em todos os meios de comunicação, acabam por ficar com uma ideia errada, em vez de ficarem devidamente esclarecidas.
“Devo realizar a Mamoplastia antes ou depois de ter filhos?”
Antes de ter filhos...
A mamoplastia de aumento pode ser realizada quer antes quer depois de ter filhos. A escolha está inteiramente dependente de si e dos seus planos de vida. São muitas as mulheres que realizam este tipo de cirurgia muito antes de virem a ser mães, uma vez que não necessitam de adiar algo que lhes vai favorecer a autoestima e confiança, por um espaço de tempo até a gravidez, o qual muitas não sabem qual será uma vez que não está nos planos virem a ser mães brevemente.
Os implantes mamários interferem com a capacidade de amamentação?
Esta cirurgia não interfere na capacidade de amamentação de futuras mães, dado que hoje em dia as técnicas utilizadas na mamoplastia de aumento e a própria tecnologia das próteses garantem riscos muito baixos de complicações. Sendo sempre aconselhável referir ao cirurgião plástico quais os seus objetivos, de modo a que este a possa esclarecer e aconselhar da melhor forma.
A mamoplastia de aumento está indicada para pacientes que ainda desejam ter filhos, mas a mulher deve consciencializar-se de que pode vir a necessitar de realizar uma nova Mamoplastia após o parto.
Após uma gravidez existe uma grande alteração mamária, podendo o peito ficar num tamanho desadequado, podendo mesmo tornar os seios descaídos, havendo por isso necessidade de uma nova mamoplastia para corrigir o excesso de pele ou a introdução de uma nova prótese de um novo tamanho adequado ao estado atual dos seios.
Contudo existem casos de mulheres que não necessitaram de segunda cirurgia após gravidez.
Após ter filhos...
Surge a flacidez e as estrias no peito em consequência da produção de leite, dado que a pele apesar de ser um tecido elástico não consegue acompanhar a rapidez das alterações da gravidez.
O facto de a mulher engordar com a gravidez faz também com que aumente o volume de gordura na mama, o que faz com que estes aumentem de tamanho durante esse período. Após o parto em geral a mulher recupera o peso que tinha anteriormente, ocorrendo uma perda dessa gordura nos seios, dando origem a uma flacidez desconfortável.
A mamoplastia de aumento pós-maternidade é uma opção que se adequa perfeitamente para mulheres que se encontram insatisfeitas com o seu corpo e que querem voltar a ter o peito que tinham ou o que sempre idealizaram, favorecendo assim também uma recuperação da sua confiança e auto-estima.
No caso de preferir esperar para realizar a mamoplastia após o parto, é aconselhável esperar 3 meses após ter terminado a amamentação. É totalmente desaconselhada a realização da cirurgia durante a gravidez dada a tensão que é colocada no seu corpo e devido aos seios estarem em constante mudança durante toda a gravidez.
Se gostava de fazer uma mamoplastia de aumento numa das clínicas de cirurgia plástica da zona de Lisboa, não deixe de nos consultar. A nossa clínica de cirurgia plástica, está equipada com uma das mais modernas tecnologias nesta área e dispomos de uma experiente e simpática equipa disponível para a ajudar a conseguir o resultado que sempre quis.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Cirurgia Plástica
7 minutos de leitura
8 razões para realizar a sua Cirurgia Plástica em Portugal
Cirurgia Plástica em Portugal? Sem dúvida! Cirurgia plástica em Portugal, já...
Mamoplastia de Aumento
6 minutos de leitura
Recuperação de uma Mamoplastia de aumento: guia essencial
Recuperação de uma mamoplastia de aumento: saiba como deve ser feita A recuperação...
Geral
6 minutos de leitura
O preço de uma abdominoplastia: dúvidas frequentes
Qual o preço de uma abdominoplastia em 2023? O preço de uma Abdominoplastia...