Na mamoplastia de aumento, as cicatrizes ficam à vista?
Esta é uma pergunta frequente das nossas pacientes, pois as cicatrizes, inconveniente de qualquer cirurgia, podem vir a ser desagradáveis para algumas mulheres.
Na mamoplastia de aumento, as cicatrizes são diferentes, consoante a abordagem que se opta.
As incisões podem ser feitas numa das quatro regiões:
- na região infra-mamária, no sulco onde acaba o seio;
- na axila, na prega feita pelo braço e o tronco;
- na região peri-auréolar, na região de transição da auréola e o resto do seio;
- e através do umbigo.
Todas estas regiões são zonas de pregas naturais da pele, ficando a cicatriz disfarçada ao longo dos anos, quase imperceptível.
Os implantes de gel de silicone requerem incisões maiores do que os implantes de solução salina pois são menos deformáveis.
Os implantes de gel de silicone coesivo (“gummy bear”), ao serem mais consistentes são também menos deformáveis, necessitando de uma cicatriz maior que os restantes implantes. Habitualmente para estes implantes é necessário uma incisão com um mínimo de 5 cm, sendo que para implantes mamários com volume superior a 300 cc são necessários mais 0,5 cm por cada 50 cc de volume adicional.
O que precisa saber sobre as diferentes abordagens da mamoplastia de aumento?
A abordagem peri-aureolar é das regiões onde a cicatriz fica mais disfarçada. No entanto, ao cortar os tecidos mamários, pode estar associada a maiores dificuldades na amamentação posteriormente à mamoplastia usando esta abordagem, assim como possível perda de sensibilidade na auréola e mamilo. Pode estar ainda associada a maior risco de infecção.
A abordagem inframamária, é talvez a abordagem mais usada para o implante mamário, não tendo os inconvenientes da abordagem anterior e oferecendo melhor acesso à bolsa que alojará o implante. Infelizmente a sua cicatriz é a que menos oferece disfarce, apesar de ficar escondida com o decaimento natural do peito.
A cicatriz resultante da abordagem transaxilar é também dificilmente disfarçada, apesar de se localizar numa zona pouco exposta e que se confunde com as pregas naturais do corpo. Esta abordagem pode ser minimamente invasiva se o cirurgião plástico utilizar instrumentos endoscópicos (câmara de filmar, luzes, etc), guiando o cirurgião na colocação do implante no devido local. Este tipo de abordagem pode ser no entanto mais demorada e resultar em complicações como lesão do implante ou localização errada do mesmo.
A abordagem através do umbigo é desaconselhada pela FDA (Food and Drug Administration), principalmente quando é escolhido um implante de gel de silicone.
Se gostava de fazer uma mamoplastia de aumento em Lisboa, não deixe de nos consultar. A nossa clínica de cirurgia plástica está equipada com uma das mais modernas tecnologias nesta área e dispomos de uma experiente e simpática equipa disponível para a ajudar a conseguir o resultado que sempre quis.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...