O período pós-operatório da mamoplastia de aumento costuma decorrer sem imprevistos e é pouco doloroso. O período de recuperação necessário para que o paciente retorne ao trabalho ou outras actividades diárias é de aproximadamente 3 a 7 dias. Nem sempre é necessário utilizar drenos na mamoplastia de aumento. No entanto, em algumas situações, a sua utilização pode ser aconselhável. Nesses casos, o dreno é retirado no primeiro ou segundo dia após o procedimento.
Nos primeiros meses, após a mamoplastia de aumento, as doentes submetidas a este tratamento podem sentir uma sensação de peso ou aperto na região mamária. No entanto, esta situação revela-se apenas como um estado transitório. Um dos objectivos fundamentais da mamoplastia de aumento é o de preservar a sensibilidade mamária da mulher. No entanto, alguns factores podem causar alterações transitórias da sensibilidade de algumas zonas da pele e do mamilo, que tendem a recuperar à medida que diminui o edema pós-operatório. Numa baixa percentagem de casos, a perda de sensibilidade pode ser permanente ou demorar um período mais prolongado para recuperar.
Podem ocorrer complicações, apesar de serem raras. Entre as complicações mais comuns listam-se hematoma, infecção e rejeição do implante. A probabilidade de rejeição do implante é menor quanto melhor for a qualidade das próteses utilizadas.
A Dra. Luísa Magalhães Ramos recomenda:
"A doente deve evitar esforços físicos nos primeiros dias.
Deve evitar movimentar os braços em excesso e obedecer às indicações médicas relativamente ao movimento dos membros superiores.
Deve seguir uma alimentação normal, salvo raros casos que receberão orientação médica.
A toma de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS) está expressamente proibida nos 14 dias que sucedem à cirurgia.
Mesmo que se sinta bem, a doente não deve esquecer-se de que foi operada recentemente. Por isso, não deve fazer esforços que possam vir a causar transtornos futuros.
Em todas as fases pós-operatórias é importante esclarecer todas as dúvidas com o médico".
As cicatrizes na Mamoplastia de Aumento são visíveis?
Uma das questões que surge quando uma paciente é operada é como decorrerá o processo de cicatrização, e se as cicatrizes ficarão ou não visíveis. As cicatrizes podem localizar-se, dependendo do local onde a incisão é realizada, no pólo inferior da mama (no sulco formado entre a mama e o tórax), na área da auréola, ou nas axilas.
Este processo depende muito das características individuais de cada doente. Há pessoas que têm tendência à formação de cicatrizes inestéticas. Contudo, em alguns casos, é possível atenuar as cicatrizes através de recursos e procedimentos cirúrgicos, realizados no momento adequado.
É importante referir que a mamoplastia de aumento permite deixar as cicatrizes bastante escondidas, sendo bastante útil nos primeiros meses após a intervenção, em que há um espessamento natural da cicatriz, até que, numa fase mais adiantada do processo de cicatrização, esta perde saliência.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...