A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo. No entanto, se pretende (também) corrigir o peito descaído, deve associar uma técnica diferente.
A mamoplastia de aumento, também conhecida como cirurgia de aumento mamário é um procedimento cirúrgico, que tem como objetivo aumentar ou restabelecer o volume da mama, melhorar a sua projeção e contorno, proporcionando um formato mais harmonioso com o resto do corpo. É uma das cirurgias estéticas mais procuradas e realizadas em todo o mundo, não só pela eficácia dos seus resultados, mas também pela qualidade e segurança dos implantes mamários agora disponíveis no mercado. Este procedimento pode ser realizado apenas com fins estéticos, melhorando a imagem e autoestima da mulher, mas também permite corrigir desarmonias existentes na sequência de gravidez, emagrecimento ou envelhecimento. Contudo, nestes casos, e principalmente quando a mama estiver descaída, a mamoplastia de aumento, só por si, não resolve este problema. Quer isto dizer que adicionalmente à mamoplastia de aumento é necessário associar a mastopexia (cirurgia de levantamento mamário).
O que é uma mastopexia?
Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia não altera o tamanho das mamas, ao contrário do que muitos pensam. A cirurgia de mastopexia tem como objetivo corrigir o descaimento dos seios (ptose mamária), reposicionar a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo a sua simetria.
Quais as indicações da mastopexia?
A mastopexia é indicada para a correção das mamas descaídas e flácidas, ou em casos de perda de elasticidade da pele, em que os mamilos ficam caídos devido a mudanças bruscas de peso, amamentação, envelhecimento e até mesmo a ação da gravidade.
Posso fazer uma mamoplastia de aumento em vez de uma mastopexia?
A substituição de um procedimento por outro não é possível já que cada um possui uma indicação diferente, para além de que as suas técnicas são feitas especialmente para cumprir um objetivo em específico. A mamoplastia de aumento tem como objetivo aumentar o volume da mama e a mastopexia o de corrigir o descaimento mamario.
Posso fazer a combinação das duas cirurgias?
Sim. Quando uma mulher apresenta uma mama descaída e pretende aumentar também o tamanho pode ser feita a combinação das duas cirurgias, visando um resultado final mais harmonioso. Neste caso trata-se de uma mastopexia com próteses.
E se o grau de descaimento não for elevado?
Nos casos de descaimento mais leve, um aumento mamário com abordagem periareolar pode ser suficiente para corrigir a ptose existente. Isto porque permite retirar alguma pele à volta da areola e com isso permitir o levantamento.
O que é a abordagem periareolar?
A abordagem periareolar na mamoplastia de aumento é utilizada com frequência quando a mulher tem alguma pele para retirar (mama pouco descaída) mas não a suficiente para fazer um levantamento mamário. A principal vantagem desta técnica é o de permitir corrigir pequenas assimetrias e ptoses ligeiras sem necessidade de cicatrizes maiores como a vertical ou em T invertido.
Como posso saber o que está indicado para o meu caso?
O cirurgião plástico recomendará a técnica cirúrgica mais apropriada em cada caso, ou a combinação das duas. Para além disso, indicará o tipo e tamanho de prótese ideal para conseguir um aspeto harmonioso e absolutamente natural. Não esquecer que a experiência do cirurgião plástico na realização deste tipo de procedimentos é essencial para obter bons resultados.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...