Mamoplastia de aumento com cicatriz periareolar
As cicatrizes são uma preocupação frequente de quem deseja fazer uma mastoplastia de aumento. A abordagem periareolar permite satisfazer os objetivos com uma incisão discreta.
A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo. O objetivo desta cirurgia é o de aumentar o volume da mama, ou restaurar o volume mamário perdido, através da colocação de implantes mamários. As vantagens da mamoplastia de aumento são diversas e para além da questão de poder dar maior volume à mama, tem ainda o benefício de poder corrigir seios caídos e flácidos quando é realizada em simultâneo com uma mastopexia.
Uma das preocupações das mulheres é a visibilidade e tamanho das cicatrizes. A verdade é que há uns anos atrás esse podia ser um receio com fundamento. Porém, hoje a evolução da medicina estética permite fazer a cirurgia de aumento mamário com recurso a abordagens diferentes, logo a cicatrizes distintas. E todas as regiões escolhidas para a abordagem cirúrgica são zonas de pregas naturais da pele, ficando a cicatriz disfarçada e muito discreta.
A abordagem periareolar
A cicatriz periareolar na mamoplastia de aumento é utilizada com frequência quando a mulher tem alguma pele para retirar (mama pouco descaída) mas não a suficiente para fazer um levantamento mamário. A principal vantagem dessa incisão é que a cicatriz geralmente é bem disfarçada, ficando muito discreta por causa da transição natural da cor nesta área. Outro dos benefícios da cicatriz periareolar é o de permitir corrigir pequenas assimetrias e ptoses ligeiras. No entanto, esta não é a técnica mais indicada para mulheres com a aréola muito pequena. Isto porque, na abordagem periareolar, para se proceder a um aumento mamário, o acesso é feito na região inferior da aréola, na transição do tecido areolar para a pele. Se o diâmetro areolar for inferior a 3cm dificulta a dissecação e limita a indicação.
Outras abordagens
Para além da abordagem periareolar, existem outras incisões que podem ser utilizadas consoante o pretendido e o estado inicial da mama.
Incisão Inframamária
A incisão infra mamária permite um acesso bastante direto à região da mama e oferece um elevado grau de segurança pois permite ao cirurgião plástico uma excelente visibilidade das estruturas anatómicas. A cicatriz fica localizada no sulco infra mamário, e é possível obter um resultado bastante discreto e disfarçado. É a abordagem mais comum e mais indicada para mulheres que queiram amamentar no futuro pois é a que menos interfere com os canais que levam o leite até ao mamilo.
Incisão Axilar
Existe ainda a abordagem axilar, bastante menos utilizada, uma vez que a incisão é realizada na axila. A principal vantagem é a ausência de cicatrizes nos seios, mas tem como desvantagem uma maior dificuldade de colocação dos implantes mamários pela dificuldade de acesso, principalmente os de maior volume.
Principais fases da cicatriz
Fase Inflamatória
Até 15 dias após a cirurgia. Nesta altura a cicatriz pode apresentar cor vermelha e estar inflamada. Pode também apresentar discreta reação aos pontos ou ao curativo.
Fase Proliferativa
Entre 15 e 30 dias após a cirurgia. A cicatriz apresenta-se transitoriamente espessada e pode notar alguma mudança de cor. A inflamação diminui nesta fase.
Fase reparadora
Entre o 2º e o 12º mês. A cicatriz tornar-se mais clara e macia, diminuindo as retrações e irregularidades. A cicatrização total é esperada ao fim de 12 meses.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...