Há quem pretenda aumentar os seios através de um aumento mamário ou mamoplastia de aumento, mas também pode ocorrer o contrário, ou seja, quem pretenda recorrer a uma mamoplastia de redução, sobretudo se tiver mamas grandes e muito flácidas. Normalmente, isto ocorre em pacientes que sofreram os efeitos de uma gravidez, envelhecimento, entre outros.
Mamoplastia de redução: o que é e para que serve?
Pode, por isso, ocorrer uma questão de forma recorrente: «Consegue-se obter, a partir da mamoplastia de redução, uma mama firme mais pequena, a partir de uma mama grande e flácida?»
A resposta é simples: Sim, consegue-se. A partir de um peito bastante descaído, é possível aproveitar todo o peito da paciente para reposicionar e remodelar a mama, de forma a ficar com um aspecto bastante natural.
Isto vai fazer muito pela auto-estima das pacientes, melhorando-a substancialmente. A paciente pode voltar a usar o biquíni que sempre gostou, os vestidos cai-cai, as camisas justas, entre outras peças de roupa que deixou de usar porque não se sentia bem com o volume das suas mamas. Esta redução mamária ou mamoplastia de redução caracteriza-se por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, geralmente bilateral que, no seu conjunto, originam diversas queixas.
Casos em que a mamoplastia de redução é a melhor solução
Em termos técnicos, este problema designa-se normalmente por macromastia ou gigantomastia. Considera-se, por norma, gigantomastia, quando se espera uma necessidade de redução superior a um quilo e meio por mama.
No caso das macromastias, as reduções mamárias poderão ser leves ou moderadas (entre 100 e 500 g) ou mais graves (a partir de 500 g).
Existem diversos factores associados à mamoplastia de redução, nomeadamente uma maior sensibilidade do tecido mamário às hormonas femininas (prolactina, estrogénios e progesterona), assim como o aumento de peso e as gestações.
A mamoplastia de redução é ainda mais importante quando combate um problema na adolescência, tipicamente um aumento abrupto do volume dos seios em pouco tempo, normalmente após o primeiro ciclo menstrual. Aí, a mamoplastia de redução, além de melhorar a auto-estima das pacientes, impede que tenham problemas de saúde, sobretudo com patologias associadas à coluna vertebral.
Onde fazer uma mamoplastia de redução em Lisboa?
Mas onde posso recorrer a uma mamoplastia de redução em Lisboa? Basta deslocar-se ao Consultório de Cirurgia Plástica LMR, na Avenida Miguel Bombarda, em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 21 099 91 38.
Para saber mais sobre a mamoplastia de redução, visite www.lmrcirurgiaplastica.pt
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...