Nos testemunhos de mulheres que já se submeteram a uma mamoplastia redutora - também designada como mamoplastia de redução ou cirurgia de redução mamária - algumas das frases mais repetidas são: “Uma verdadeira mudança de vida” ou “alívio e renovação”.
De facto, ter as mamas excessivamente grandes pode ser motivo de grande desconforto físico e emocional. Em muitas situações, pode até impedir o uso de determinadas roupas e a realização de determinadas atividades físicas ou rotineiras.
Por isso, a redução mamária é uma das cirurgias plásticas que tem, sem sombra de dúvida, maior impacto na melhoria da qualidade de vida e autoestima das pacientes.
Conheça os testemunhos reais de algumas pacientes que realizaram uma mamoplastia de redução e que destacam o impacto que este procedimento teve nas suas vidas.
Sabe o que é a mamoplastia redutora?
A mamoplastia de redução é um procedimento cirúrgico realizado para reduzir o volume mamário, enquanto remodela e melhora, simultaneamente, o seu aspeto e forma. Esta cirurgia plástica corrige ainda a ptose, ou descaimento mamário, e confere volume ao polo superior da mama, que, na maioria dos casos, se encontra esvaziado.
O principal objetivo da mamoplastia de redução é aliviar o desconforto físico e emocional provocado pela hipertrofia mamária. As principais queixas associadas ao volume mamário excessivo são:
- as dores nas costas, nos ombros ou na região cervical;
- os problemas de postura;
- as marcas profundas da alça do sutiã nos ombros devido ao elevado peso do peito;
- problemas de pele na parte inferior da mama, causados sobretudo pela fricção e dificuldades de higienização pessoal, uma vez que existe tendência a transpirar muito na zona inferior do peito.
Além dos problemas físicos, há ainda a considerar o impacto psicológico. Para esconder ou disfarçar o volume mamário, muitas mulheres optam por vestir roupas largas e escuras, além de experienciarem muita dificuldade em encontrar vestuário adequado. Muitas deixam também de realizar determinadas atividades do dia a dia, como idas à praia, para não exporem o seu corpo, ou atividades físicas de maior impacto, devido ao incómodo causado pelo elevado peso do peito.
Fim da cirurgia… início de uma nova vida!
Alguns benefícios da mamoplastia de redução são sentidos imediatamente após a cirurgia, nomeadamente o alívio do peso da mama, já que há pacientes que chegam a retirar mais de um quilo de cada seio, bem como maior agilidade e conforto.
Também o aumento da autoestima, da confiança e o alívio psicológico são notórios.
Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma liberdade muito maior na escolha de roupa e deixa de ter complexos em ir à praia ou realizar determinadas atividades físicas.
Há também benefícios a nível de bem-estar geral, uma vez que a paciente deixa de ter dores constantes nas costas, nos ombros e má postura.
Os testemunhos reais de quem já fez uma mamoplastia de redução
Mas para falar sobre os vários benefícios da mamoplastia de redução, nada melhor do que os testemunhos reais de pacientes que já viveram esta experiência.
Como referido, a decisão de se submeter a uma cirurgia de redução mamária é motivada por questões físicas e emocionais. Mulheres que enfrentam desconforto crónico, dores nas costas, problemas de postura e constrangimentos sociais devido a seios excessivamente grandes encontram na cirurgia uma solução transformadora.
Os depoimentos de pacientes que realizaram a mamoplastia de redução na nossa clínica são maioritariamente anónimos, estando publicados nas redes sociais da LMR. Lembre-se de que os resultados podem variar de paciente para paciente.
Depoimentos:
Beatriz Baptista, estudante de desporto, uma das pacientes que realizou a sua mamoplastia de redução na LMR, fala sobre esta experiência, que mudou a sua vida:
“Hoje, dia 1 de junho, faz exatamente um ano da minha mamoplastia de redução. Faz um ano de mudança, de crescimento, de evolução. Faz um ano de felicidade e de conforto comigo e com o meu próprio corpo. Passei anos a esconder-me atrás de roupas gigantes, a proibir-me de fazer certas coisas por medo que olhassem para o meu peito, e a olhar-me ao espelho e odiar o que via. Tinha vergonha de usar tops (…) Tinha vergonha de correr, de saltar, porque não queria que reparassem no quanto o meu peito saltava. Desenvolvi escoliose por má postura, porque me retraía para parecer menor (…). Uma parte de mim ficou na clínica no dia em que a doutora me operou e trouxe uma Bea nova comigo assim que acordei da operação. Trouxe confiança, trouxe autoestima, trouxe vida, uma vida nova”.
“… dizer que sou extremamente grata por esta mudança é pouco. (…) Para quem me é mais chegado sabia que o complexo com o meu peito era gigante. Estudando eu desporto, encontrar sutiãs desportivos que me ficassem bem, era escasso, e mais escasso era ainda o à-vontade que sentia a treinar com impacto, ou a tirar fotografias de lado, de biquíni ou mesmo de top (…) hoje amo o meu peito e amo mais ainda todas as sensações que esta transformação me fez e ainda faz sentir. Atrasei muito tempo a minha evolução porque esta insegurança me prendia ao passado… hoje sinto que sou livre. Hoje estou mais perto da minha melhor versão!”
Beatriz Baptista, encoraja todas as mulheres que sofrem com o volume excessivo do peito a avançarem com a cirurgia: “Não tenham medo de evoluir ou de mudar, se estiver ao vosso alcance, façam-no. (…) Precisam de transformar a força que as vossas inseguranças têm em vocês, em força para revolucionarem o vosso crescimento. Procurem o vosso amor próprio… ele cura tudo”.
Outros testemunhos de mulheres que passaram por esta cirurgia, frequentemente destacam os benefícios físicos e psicológicos que experimentaram: “Foi o melhor que me aconteceu!! Ainda me lembro das alças dos soutiens a magoarem por causa do peso da mama! Parabéns pelo vosso trabalho!” | “Tirei um quilo de cada porque já fazia mal às minhas costas e odiava ver-me.”
Os depoimentos provam que a mamoplastia de redução não está só relacionada com estética, mas com a melhoria da qualidade de vida: “O que importa é mesmo a qualidade de vida que passamos a ter. A liberdade de vestirmos o que quisermos… a autoestima… muda tudo! Não há dinheiro que pague isso. Até hoje agradeço a bem-dita hora que me cruzei com a Dr. Luísa!”
Muitos testemunhos enfatizam a importância de escolher um cirurgião qualificado: “Foi das melhores coisas que fiz na vida. Tirei quase 1,5 quilos. Foi um alívio muito grande. Só quem passa por isto entende. E tudo graças à Dr. Luísa Magalhães Ramos.”
Muitas pacientes destacam a liberdade de poderem escolher o vestuário sem pensar em esconder o peito: “Depois da redução mamária, nunca foi tão fácil escolher um biquíni ou um decote! Estou super, super feliz!”
Outros testemunhos:
“A melhor decisão, na melhor clínica! Também fiz [mamoplastia de redução].”
“Fiz a redução há dois anos. Foi a melhor coisa que podia ter feito!”.
“Passei por este procedimento [de redução mamária] … Nunca mais somos as mesmas. É um alívio!”
“Uma mudança de vida!”
Em resumo, os testemunhos de mamoplastia de redução contam histórias de mulheres que não apenas encontraram alívio físico, mas também experimentaram uma transformação emocional positiva. Cada jornada é única, mas a narrativa comum é a de mulheres que se sentem mais confortáveis, confiantes e extremamente satisfeitas após a cirurgia.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...