A mamoplastia de redução/mastopexia (cirurgia para levantar o peito) é um procedimento cirúrgico que visa diminuir o tamanho dos seios. Durante a cirurgia é retirada glândula, gordura e pele. Há casos em que pode ser utilizada a lipoaspiração para remover gordura que está a mais na zona da axila.
Seios grandes e pesados podem causar dores nas costas, má postura e até dores que irradiam para os braços. A mamoplastia de redução/mastopexia, para além de ser utilizada para diminuir o tamanho dos seios, também é recomendada para mulheres com involução mamária pós-parto. Melhora a auto-estima dos utentes, ajudar a corrigir a postura e diminui as dores nas costas.
Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre uma série de alterações. As hormonas, como o estrogénio e progesterona, cujos níveis oscilam durante a fase de gestação, são as responsáveis pela grande maioria das alterações.
As mamas, por exemplo, sofrem modificações desde o início da gravidez. Esta zona do corpo da mulher é formada maioritariamente por gordura. Um aumento excessivo de peso aumentará assim o volume mamário.
Os seios crescem durante toda a gravidez, isto porque se assiste ao aumento das camadas de gordura da pele. Apesar de desconfortáveis estas transformações são muito importantes, pois visam preparar os seios da mulher para a amamentação. Para além do aumento do peito, podem ocorrer outras alterações, como comichão nos mamilos, com o esticar da pele, estrias na região e crescimento e escurecimento dos mamilos.
A mamoplastia de redução/mastopexia apresenta-se como uma solução eficaz para as mulheres que ficam insatisfeitas com o tamanho do peito, depois da gravidez. A redução da mama é uma técnica cirúrgica segura, sempre que realizada por uma equipa médica competente e devidamente treinada. No entanto, tal como outras cirurgias estéticas, não está isenta de complicações. Entre as complicações mais frequentes, listam-se diminuição da sensibilidade mamária, cicatrizes grossas e vermelhas, cicatrização demorada e raramente, infecção.
Uma dúvida que surge muitas vezes, numa eventual segunda gravidez, é se depois de submetida a uma mamoplastia de redução/mastopexia, a capacidade de lactação do peito fica comprometida. As técnicas utilizadas garantem que esta função não é afectada, permitindo à mulher amamentar futuramente.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...