Boa tarde, sou jovem de 33 anos , mãe de duas crianças, o meu peito cresceu muito nas gravidezes o que o deixou depois muito flácido, o tratamento me aconselha? Não quero aumento apenas encher as peles.
Frequentemente após a gravidez há duas situações relativas ao peito que incomodam muitas mulheres: a perda de volume e a flacidez do peito, associada a "ptose" (peito descaído). Para corrigir essa situação podemos estar perante diferentes necessidades consoante os casos. Há mulheres em quem a simples colocação de um implante mamário (prótese de silicone) é suficiente, isto é, consegue-se corrigir com uma mamoplastia de aumento. Noutras mulheres, quando o peito ficou de facto muito esvaziado e um pouco descaído, também é possível corrigir através da colocação de um implante mamário associado à remoção de um pouco de pele à volta da aréola (zona mais castanha que está à volta do mamilo). Noutros casos, quando de facto há um grande excesso de pele, pode ser necessário combinar a colocação de um implante com uma "mastopexia", isto é, uma cirurgia para levantar o peito, em que é necessário fazer uma maior remoção de pele. Muitas mulheres deparam-se com este problema depois de serem mães, ficando muito desanimadas na recuperação pós-parto com o aspecto dos seus seios. De facto, em muitas não há o desejo de aumentar o peito, apenas de restituir aquilo que tinham. Nesses casos, os resultados ficam naturais e estão associados a uma elevada satisfação.
Penso que cada vez haverá mais mulheres a procurar este tipo de soluções, porque pelo facto de termos sido mães, não deixámos de ser mulheres nem de gostar de olhar para a imagem que vemos no espelho. Claro que há muitas mulheres que têm uma grande capacidade de recuperação pós-parto, e que não necessitam deste tipo de tratamentos, mas também é muito importante tentar evitar um aumento de peso excessivo durante a gravidez, porque quanto mais peso se aumenta, maior a distensão dos tecidos e maior dificuldade em retrair posteriormente. Obviamente há coisas que saem completamente fora do nosso controlo, como a subida do leite, em que há um estiramento muito grande da mama.
Felizmente, hoje em dia há mais técnicas disponíveis para nos ajudar a lidar com estes problemas e a evolução de mentalidades tem feito com que haja cada vez menos tabus em recorrer à Cirurgia Plástica.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...