A Dra. Luísa Magalhães Ramos explica que, na maioria das vezes, a mentoplastia é feita recorrendo a anestesia local com sedação, não sendo necessária anestesia geral por ser uma cirurgia simples.
Todavia, importa salientar que todos os procedimentos cirúrgicos e anestésicos têm sempre associados algum risco de complicações. Durante a consulta, a cirurgiã explica detalhadamente todas as questões, para a melhor decisão.
Como funciona a cirurgia?
A mentoplastia tem uma duração média de 40 minutos. A introdução do implante pode ser feita através de cortes no interior da boca, por baixo da dentição inferior, evitando cicatrizes externas.
Suspensão de medicamentos
Pode ser necessária a interrupção da toma de certos medicamentos, por parte de dos utentes. O período de suspensão será indicado pela cirurgiã consoante os casos. Os medicamentos cujo consumo deve ser suspenso são os seguintes:
- antidepressivos
- anti-hemorrágicos
- anticoagulantes
- anti-inflamatórios
- diuréticos
Casos de gripe, indisposições ou a antecipação do período menstrual devem ser comunicados à equipa médica antes da intervenção.
Suspensão do consumo de tabaco
A mentoplastia obriga a uma paragem no consumo de tabaco, tanto no pré-operatório como no pós-operatório, devido aos malefícios que o fumo provoca no corpo. O consumo de tabaco impede a circulação e a cicatrização. O tempo que a abstinência deve durar será indicado pela cirurgiã.
Outros cuidados do pré-operatório
Outros cuidados necessários, dependem de caso para caso. Seguem-se algumas indicações que devem ser tomadas em conta pelo paciente antes da intervenção cirúrgica:
- Convém não aplicar cremes no rosto;
- deve manter-se jejum de alimentos sólidos e líquidos, nas oito horas antecedentes à cirurgia;
- o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas deve ser evitado, na véspera da operação;
- é importante que o paciente se mantenha calmo, se sentir muita ansiedade deve comunicá-lo à cirurgiã para que esta o possa aconselhar da melhor forma.
Há alguma forma de simular o resultado?
Actualmente, há programas de computador que fazem simulações do resultado final após a mentoplastia - como a medicina não é uma ciência exacta, o resultado não pode ser previsto com total fidedignidade.
É vantajoso apenas para o paciente poder ter uma ideia da transformação e não como uma promessa de resultados.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...