O que é a Lipoescultura?
O termo lipoescultura surgiu após a lipoaspiração, como conceito que expressa o moldar e o esculpir do corpo, através da técnica de lipoaspiração.
A lipoaspiração é um tratamento médico-cirúrgico onde se efectua a extracção de tecido adiposo de depósitos de gordura indesejados e inestéticos, através de cânulas de aspiração ou seringas. Esta gordura é descartada pois o objectivo na lipoaspiração é simplesmente eliminar depósitos de tecido adiposo em excesso de determinada região do corpo (abdómen, glúteos, coxas, dorso, braços, região submentoneana e tornozelos). Com esta cirurgia, a maior parte dos pacientes perdem algum peso. Contudo, esta intervenção não pode ser considerada que esta seja uma cirurgia para emagrecer e sim para eliminar a gordura localizada e remodelar o contorno corporal.
Na lipoescultura, usando a técnica de lipoaspiração, o tecido adiposo extraído dos depósitos localizados, é posteriormente tratado e enxertado em regiões anatómicas onde é necessário fazer um preenchimento e aumento de volume (glúteos, coxas, seios, órgão sexual masculino, face, etc), dando ao corpo novos contornos e linhas mais harmoniosas.
Assim, a lipoescultura é um contínuo da lipoaspiração, procurando não só a eliminação de depósitos de gordura, mas também o preenchimento de regiões necessitadas dando-lhes volume, utilizando um produto biológico do corpo da própria pessoa, para moldar e criar um corpo mais estético e mais harmonioso.
A Lipoescultura tem a vantagem de utilizar um produto extraído do próprio organismo, evitando reacções adversar de incompatibilidade entre o mesmo e o organismo onde é enxertado, reduzindo o volume de uma região e aumentando o volume de outra no mesmo tempo operatório, ocorrendo tudo na mesma intervenção.
Como são feitos esses procedimentos? É uma intervenção demorada e dolorosa?
A anestesia utilizada nestas intervenções pode ser local com sedação ou geral, consoante as regiões a intervir e o doente em questão, havendo sempre a preocupação de reduzir ao máximo a dor e o stress associados a qualquer cirurgia, tornando estes procedimentos relativamente simples e muito bem tolerados pelos doentes.
Em ambas as técnicas são feitos uns pequenos orifícios de 3-4 mm na pele das regiões que se querem aspirar, por onde é introduzida uma cânula de aspiração que irá aspirar o tecido adiposo. Antes de iniciar a aspiração é injectado uma mistura de soro fisiológico, com anestésico local e adrenalina diluída, que irá anestesiar a região e reduzirá as perdas de sangue e a dor no pós-operatório.
Na lipoescultura, a gordura aspirada de uma região, é tratada para que ao ser introduzida na nova zona o seu efeito seja mais eficaz e mais duradouro.
A duração da intervenção depende das regiões a intervir, variando entre 1 a 2 horas.
As cicatrizes são mínimas e passado algum tempo ficam imperceptíveis.
No final da cirurgia, para alem dos pensos, são colocados uns adesivos e cintas na região tratada para que a pele adira mais facilmente ao novo contorno corporal.
Que complicações podem acontecer com a lipoescultura?
A lipoescultura é uma operação de risco reduzido. Algumas complicações que podem acontecer são seromas, hematomas, irregularidades cutâneas, assimetrias. O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia.
A sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados definitivamente. No entanto, para evitar complicações mais graves é muito importante fazer este tipo de procedimentos apenas em locais apropriados (salas de bloco operatório, com assepsia adequada) e por profissionais creditados para o fazer.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
![Lipoescultura VS Lipoaspiração: Qual a Diferença?](https://www.lmrcirurgiaplastica.pt/wp-content/uploads/2019/09/dra-luisa-magalhaes.png)
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
![LMR](https://www.lmrcirurgiaplastica.pt/wp-content/uploads/2019/07/iffpss.png)
![LMR](https://www.lmrcirurgiaplastica.pt/wp-content/uploads/2019/07/isaps.png)
![LMR](https://www.lmrcirurgiaplastica.pt/wp-content/uploads/2019/07/spcpre.png)
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...