O rejuvenescimento íntimo é uma área da medicina estética e da cirurgia plástica que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos, oferecendo opções para melhorar a saúde e a estética da região genital feminina.
Além das melhorias estéticas, os procedimentos cirúrgicos de rejuvenescimento íntimo feminino podem trazer benefícios ao nível funcional e sexual da região genital da mulher.
As principais cirurgias plásticas para reconstituir ou resolver condições da região íntima são a labioplastia, a vaginoplastia/colporrafia, a himenoplastia e a perineoplastia.
Este artigo clarifica em que consiste o rejuvenescimento íntimo, as opções disponíveis e as suas implicações para a saúde e bem-estar emocional da mulher.
Rejuvenescimento íntimo: o que é
Tal como a face e o corpo, também a região genital da mulher pode sofrer modificações devido aos efeitos do envelhecimento, das gestações e partos, das variações de peso ou em consequência de muitas outras condições.
Estas alterações podem originar mudanças funcionais e estéticas na parte externa ou interna da vagina, resultando em flacidez, perda de volume, aparecimento de manchas e escurecimento da pele. Podem também ter um impacto negativo a nível psicológico, podendo provocar constrangimento, incómodo, desconforto e vergonha, com consequências na autoestima e bem-estar íntimo da mulher.
O rejuvenescimento íntimo da mulher não está apenas relacionado com questões estéticas, pode também resolver questões de saúde, como a incontinência urinária, a falta de lubrificação, a atrofia vaginal e a disfunção sexual.
Assim, o rejuvenescimento íntimo refere-se a um conjunto de procedimentos médicos e estéticos que têm como objetivo a melhoria da aparência e funcionalidade dos órgãos genitais externos e internos.
As cirurgias de rejuvenescimento íntimo mais realizadas são a labioplastia, a vaginoplastia/colporrafia, a perineoplastia e a himenoplastia.
1. Labioplastia Vaginal
A labioplastia vaginal, também conhecida como ninfoplastia, é um procedimento cirúrgico que envolve a remodelação ou redução dos lábios vaginais, por serem muito grandes, flácidos, irregulares ou assimétricos.
Estas alterações podem causar desconforto estético, mas também funcional, como irritações locais, infeções, incómodo e dor, na prática de exercício físico ou durante a atividade sexual. Podem ser fonte de grande desconforto emocional, constrangimentos e inseguranças, limitando a qualidade de vida e afetando a autoestima da mulher.
A hipertrofia ou crescimento excessivo dos pequenos lábios, as irregularidades e assimetrias nos lábios vaginais devem-se a fatores genéticos, mudanças hormonais, gravidez, parto, medicação, obesidade, doenças ou envelhecimento.
Esta cirurgia reduz o excesso de pele e mucosa dos pequenos lábios (podendo ser unilateral ou bilateral) e, quando necessário, também do capuz do clitóris, permitindo criar uma maior harmonia na região da vulva.
2. Vaginoplastia/Colporrafia
A vaginoplastia, também conhecida como colporrafia ou “aperto da vagina”, é um procedimento cirúrgico que envolve a correção das paredes da vagina, de forma a reforçar o tónus, aumentar a firmeza das suas paredes e corrigir a laxidão vaginal.
Uma das indicações mais comuns para realização de vaginoplastia/colporrafia é a correção de laxidão vaginal, que pode surgir após o parto, grandes variações de peso ou com o avançar da idade, e que consiste no aumento da flacidez e alargamento do canal vaginal, com consequente diminuição da sensibilidade das paredes da vagina e, por vezes, sensação de perda de ar vaginal, que pode ser acompanhada de ruído.
Algumas mulheres optam pela vaginoplastia/colporrafia para melhorar o tónus e sensibilidade durante as relações, enquanto outras pretendem corrigir também defeitos das paredes vaginais, incluindo o cistocelo (em que a bexiga faz saliência no interior da vagina) ou o retocelo (em que o reto faz saliência no interior da vagina).
Com o estreitamento do canal vaginal e da sua musculatura, a vaginoplastia confere maior conforto no dia a dia, mais confiança e autoestima, mais sensibilidade nas relações sexuais, com melhoria da vida íntima do casal, e eventual diminuição de desconforto devido a perdas de urina ou de ar.
3. Himenoplastia
A himenoplastia, é um procedimento cirúrgico que visa reparar ou reconstruir a membrana que, normalmente, cobre parcialmente a entrada da vagina e cuja integridade é tradicionalmente interrompida durante a primeira relação sexual.
A reconstrução é realizada através da união das partes do hímen. Esta é uma cirurgia plástica simples, que dura cerca de meia hora e é realizada com recurso a anestesia local.
A himenoplastia pode ser realizada por diversos motivos, incluindo razões culturais, religiosas, sociais ou pessoais.
Existem várias técnicas para realizar a himenoplastia. Se parte do hímen ainda estiver presente, o cirurgião plástico pode unir os fragmentos remanescentes para restaurar a integridade do hímen. Se já não existir hímen ou não puder ser reparado, o cirurgião pode criar uma membrana semelhante utilizando os tecidos existentes na região vaginal.
4. Perineoplastia
A perineoplastia é um procedimento cirúrgico utilizado para reparar ou reconstruir os músculos do períneo, a área localizada entre a vagina e o ânus.
Este procedimento é, normalmente, realizado em mulheres com laceração da mucosa e/ou musculatura da vagina, para corrigir danos ou enfraquecimento dos tecidos do períneo, que podem resultar de lacerações ou episiotomia durante o parto vaginal, traumatismos ou envelhecimento, e podem ter como consequência a incontinência urinária com a realização de esforços.
Por exemplo, durante o parto vaginal, não é raro ocorrerem lacerações do períneo. Em alguns casos, essas lacerações podem não cicatrizar adequadamente ou resultar no enfraquecimento dos tecidos, causando desconforto, dor ou disfunção sexual. Esteticamente podem conferir uma aparência assimétrica ou demasiado aberta à entrada da vagina.
Existem várias técnicas de perineoplastia, que variam de acordo com a extensão do dano ou enfraquecimento dos tecidos, bem como as necessidades específicas do paciente.
A perineoplastia pode proporcionar benefícios significativos para mulheres que sofrem de lacerações perineais ou enfraquecimento dos tecidos do períneo, melhorando a sua qualidade de vida, função sexual e conforto físico.
Antes de optar por qualquer procedimento de rejuvenescimento íntimo, é essencial consultar um cirurgião plástico para discutir as suas preocupações, objetivos e opções de tratamento. Cada paciente é única, e, por isso, deve ser desenvolvido um plano de tratamento personalizado com base nas respetivas necessidades individuais.
Marque já uma consulta!
A LMR, clínica de cirurgia plástica em Lisboa, está equipada com a mais moderna tecnologia e dispõe de uma equipa experiente, competente, simpática e disponível. Se tem interesse em realizar alguma destas cirurgias plásticas e quer saber preços, pedir outras informações ou marcar a sua consulta de avaliação, preencha este formulário. Seremos breves a responder.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...