Fiz uma rinoplastia há pouco tempo mas não fiquei satisfeita. O que devo fazer?
Os doentes devem procurar um cirurgião plástico conhecendo previamente o que desejam mudar no nariz, descrevendo de maneira objetiva as alterações que gostariam de fazer.
Não é incomum um paciente após uma cirurgia de rinoplastia ficar insatisfeito. Muitos factores podem ter contribuído para esse facto. Em média, 20% das mulheres submetidas a uma cirurgia ao nariz vão necessitar de uma revisão da rinoplastia.
Um aspecto importante antes de qualquer intervenção é esperar o tempo necessário para ter a certeza que necessita e que realmente quer uma nova intervenção, estudando o “novo nariz” e procurando perceber o que ao certo não ficou de acordo com as expectativas.
Após ter a certeza do que pretende com a cirurgia, o segundo passo é procurar um cirurgião plástico devidamente creditado pela Ordem dos Médicos Portuguesa e Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, com experiência real neste tipo de cirurgias.
O cirurgião deve ter experiencia na avaliação da estética do nariz e face como um todo, informando o paciente sobre as possibilidades da cirurgia de rinoplastia e as suas limitações. Qualquer expectativa que o paciente apresente que não possa ser correspondida com a cirurgia deve ser esclarecida.
O mesmo se aplica à revisão da rinoplastia. O cirurgião deve tentar perceber o que aconteceu na cirurgia anterior, se ocorreu alguma cicatrização incorreta dos tecidos ou se simplesmente as expectativas não foram atingidas, delineando um plano de abordagem e actuação para melhorar as características pretendidas.
Quando posso ser novamente operada ao nariz?
O resultado final pleno de uma cirurgia de rinoplastia será possível observar apenas após aproximadamente seis meses a um ano. O edema deve ser reabsorvido na totalidade, e os tecidos manipulados (pele, cartilagem osso, mucosa nasal) devem estar totalmente cicatrizados. Este processo leva a alterações subtis da forma e linhas do nariz, com estabilização das mesmas após este processo.
Assim, uma nova operação ou revisão da rinoplastia deve ser efectuada após este período para que o paciente tenha tempo para se habituar aos novos contornos do nariz e ter a certeza que necessita de uma nova intervenção.
Fiquei com nariz pequeno de mais depois da cirurgia. Há maneira de resolver esta situação?
Existem narizes muito grandes para o enquadramento equilibrado da face, com ou sem bossa no dorso do nariz. Para reduzir o seu tamanho e conseguir um nariz mais harmonioso com a restante cara é necessário por vezes, durante a cirurgia de rinoplastia partir e extrair algumas porções ósseas e cartilagíneas que compõe a pirâmide nasal.
Após esta intervenção, se o paciente ficar insatisfeito com o tamanho final do nariz, achando-o demasiado pequeno, pode ser necessário uma revisão da rinoplastia, mas neste caso, enxertando tecido ósseo e cartilagíneo de outra região do corpo.
O cirurgião pode retirar componentes ósseos do próprio crânio, costelas e bacia do paciente, ou porções de cartilagem das costelas, pavilhão auricular ou outra porção do nariz, adicionando porem mais esta área cirúrgica, com todo o processo de cicatrização associado.
Existe também, em alternativa a este método, componentes sintéticos que podem substituir a porção óssea e cartilagínea em falta, mas estão associados a maior taxa de infecção e maior taxa de deslocação.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Rosto
6 minutos de leitura
Tratamento de rugas: LMR em Lisboa, Porto ou Cascais
Se procura soluções eficazes para tratar as rugas e recuperar uma pele mais jovem...
Endocrinologia
5 minutos de leitura
Excesso de peso e obesidade: descubra o melhor tratamento para si!
O excesso de peso e a obesidade são desafios globais de saúde que afetam milhões...
Mulher
9 minutos de leitura
Cirurgia de aumento mamário no Porto: tudo o que precisa saber
Está a pensar realizar uma cirurgia de aumento mamário? Se a resposta for afirmativa,...