Qual é o objectivo da rinoplastia? Serve para respirar melhor pelo nariz?
A rinoplastia é uma cirurgia estética, de remodelação da forma e aparência do nariz, com efeitos importantes na estética da face de uma pessoa. Este tipo de cirurgia tem o objectivo de tornar a face mais harmoniosa como um todo, com os diferentes componentes proporcionais entre si, sendo que a forma do nariz, como elemento central na face, tem um papel primordial nessa harmonia.
A cirurgia de rinoplastia é efectuada em pessoas que não estão satisfeitas com alguma característica específica na forma do nariz, desejando melhorar ou eliminar essa característica.
Através desta cirurgia, pode ser conseguido a redução de um nariz que é grande de mais para a cara, pode ser conseguido um nariz mais delgado quando este era originalmente largo, pode-se alinhar um nariz que está desviado e eliminar irregularidades inestéticas na “cana do nariz”, remodelar a ponta ou melhorar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
O objectivo final não é fazer um nariz “de novo”, não é esculpir um nariz “perfeito” nem tão pouco imitar o nariz de alguém conhecido. O objectivo principal de uma rinoplastia é conseguir uma forma do nariz harmoniosa, nas linhas e nas medidas para a cara de determinada pessoa, sendo que dependendo desta, as características de cada nariz vão variando de pessoa para pessoa.
Durante a cirurgia de rinoplastia pode ser ainda efectuada uma cirurgia complementar, com implicações estéticas e funcionais, a cirurgia de septoplastia, chamando-se ao conjunto rino-septoplastia. Esta cirurgia específica tem como objectivo alinhar e endireitar o septo nasal (porção mediana do nariz, constituído por osso e cartilagem), trazendo não só alterações na forma do nariz como principalmente alterações na sua função, podendo ser o suficiente para uma pessoa respirar melhor por uma narina que estaria obstruída.
Esta combinação pode não só resolver aspectos estéticos, com aumento de auto-estima e autoconfiança, como também pode resolver situações como obstrução nasal crónica, cefaleias (dores de cabeça) e reduzir a probabilidade de sinusites de repetição.
No que consiste a rinoplastia e o que devo esperar?
A rinoplastia consiste na remodelação dos tecidos que dão a forma ao nariz, nomeadamente o osso, a cartilagem e a pele, sendo uma cirurgia minuciosa e algo demorada com duração de uma a três horas.
É possível efectuar este tipo de cirurgia sob anestesia geral ou anestesia local e sedação, podendo ser feita em regime de internamento ou em regime de ambulatório, dependendo do estado físico do doente e do grau de remodelação previsto.
Quando é necessário remodelar alguma parte óssea, quebrando alguma porção dos mesmos, a dor pode ser mais intensa mas perfeitamente controlável durante a cirurgia e após alta para casa, com a necessidade de manter medicação analgésica oral durante sete a dez dias após a cirurgia.
É habitual, após a cirurgia, permanecerem equimoses (nódoas negras) durante três a cinco dias, se não ocorrer manipulação óssea, ou com duração superior se a rinoplastia envolver quebra de porções ósseas, resolvendo espontaneamente por absorção. Por vezes é habitual estas equimoses migrarem para a região peri-ocular, sendo perfeitamente inofensivo.
Consoante a rinoplastia é efectuada por via aberta (com incisões na pele) ou por via fechada (com incisões intra-nasais), o edema (inchaço) pode demorar mais ou menos a ser totalmente absorvido, podendo demorar um a dois meses até resolução completa. Este edema é absorvido espontaneamente sem complicações, podendo no entanto mascarar alguma irregularidade ou assimetria.
Dormir com cabeceira ligeiramente levantada e aplicar gelo nos primeiros dias pode contribuir para uma recuperação mais rápida.
Por vezes é comum sentir a ponta do nariz algo dormente, podendo esta alteração ficar resolvida apenas após algumas semanas.
Os pontos usados para suturar as incisões serão internos e invisíveis caso a abordagem escolhida seja a via fechada (abordagem por dentro do nariz) utilizando-se neste caso linhas reabsorvíveis, contrapondo a via aberta, onde a incisão é efectuada ao nível da porção inferior da ponta do nariz, entre as narinas (columela), onde a linha utilizada na sutura é retirada após quatro a sete dias. As cicatrizes de um modo geral ficam quase imperceptíveis.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...
Corpo
6 minutos de leitura
Lifting de coxas: qual o preço desta cirurgia em Portugal?
Está a pensar fazer um lifting de coxas em Portugal, mas tem dúvidas sobre o preço?...