Rinoplpastia Étnica – o que é ?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Há narizes compridos, achatados, batatudos ou com um dorso muito acentuado. Diferem nas suas características conforme a raça ou a etnia.

A rinoplastia étnica tem por objetivo a melhoria das características muito específicas de cada etnia, preservando a identidade cultural e a fisionomia de cada pessoa.

Características particulares do nariz de cada etnia

O nariz pode ter diferentes formas e tamanhos conforme a raça ou etnia de cada pessoa.

Por exemplo, pessoas asiáticas ou de origem africana, frequentemente, se queixam de ter um nariz largo sem elevação de dorso, com pele grossa na ponta nasal que é pouco definida e projetada.

Apesar disso, não existe um modelo para se determinar se um nariz é feio ou bonito. Há inúmeras combinações dos componentes da anatomia nasal que determinam diversos formatos e tamanhos de nariz.

Em que consiste a Rinoplastia?

A rinoplastia é a intervenção cirúrgica que tem por objetivo modificar o tamanho e formato do nariz e/ou corrigir ou melhorar a função respiratória.

A técnica cirúrgica irá variar conforme as características étnicas do nariz a intervencionar.

Rinoplastia Étnica o que é

O que é a rinoplastia étnica?

A rinoplastia étnica é um procedimento comum dentro da cirurgia plástica.

Refere-se à rinoplastia e tem como objetivo melhorar as características comuns em determinadas etnias mas sempre mantendo ao máximo a sua identidade cultural.

É possível um paciente asiático passar a ter um nariz caucasiano ou vice-versa?

A mudança na estética do nariz étnico segue a tendência e filosofia da medicina estética: melhorar a aparência do nariz sem realizar mudanças exageradas que não se adequem às características naturais do rosto.

Não adianta um paciente ocidental, por exemplo, desejar ter um nariz oriental (ou o contrário) pois a anatomia de suas estruturas nasais são bem diferentes.

É possível melhorar os traços dos nariz mas não é possível alterar totalmente as suas características nem “criar réplicas”.

O resultado da rinoplastia depende das características inicias do nariz.

Diferença entre rinoplastia étnica e funcional

A rinoplastia funcional é um procedimento realizado para corrigir inúmeros tipos de desvios, deformações e disfunções da estrutura nasal que podem comprometer a função respiratória.

A rinoplastia étnica tem por objetivo melhorar determinadas particularidades estéticas comuns em determinadas etnias como por exemplo aumentar o dorso nasal (em alguns casos podem realizar-se enxertos de cartilagem), projetar o nariz, esculpir a ponta nasal, reduzir as asas nasais, etc.

Tipos de narizes e resultados possíveis com Rinoplastia Étnica

Nariz negroide

Na rinoplastia, este é o nome técnico dado ao nariz de etnia africana, afro- americana ou afro-europeia.

As características principais são de uma ponta sem definição e pouco projetada, além de as asas nasais terem uma distância maior entre elas. O dorso pode ser muito baixo olhando de perfil e bem largo, achatado olhando frontalmente, pela falta de cartilagem.

O objetivo da cirurgia no nariz negroide é o de estabelecer a harmonia entre a ponta, o dorso e a asa, sem que haja grandes alterações das características étnicas do nariz.

E como é comum a falta de cartilagem é comum a este tipo de nariz, pode-se fazer o enxerto de cartilagem com a retirada de outra parte do corpo, habitualmente da orelha.

Nariz asiático

O nariz de origem asiática tem basicamente características similares.

Geralmente,:

  • Possuem uma ponta sem definição e que, muitas vezes, tem uma distância muito curta em relação ao lábio superior:
  • Têm um aspeto mais arredondado e a pele é geralmente mais espessa;
  • O dorso varia bastante dependendo do perfil, porém, visto frontalmente ele é, geralmente, largo e rebaixado.

A filosofia da rinoplastia tem a mesma perspetiva: através da utilização de enxertos faz-se o refinamento nasal e uma harmonia do nariz com a face.

Nariz caucasiano

O nariz caucasiano, ao contrário dos outros dois citados, tem a pela fina e o dorso alto, além das cartilagens fortes e bem estruturadas.

Portanto o desejo destes pacientes, habitualmente, é o rebaixamento do dorso e refinamento da ponta nasal.

No nariz caucasiano é raro ser necessário a colocação de enxertos de definição da ponta. As asas nasais têm, a maior parte das vezes, uma boa distância entre si.

Como é possível perceber, a rinoplastia étnica permite atenuar algumas particularidades comuns dos narizes de cada etnia.

É importante que o paciente perceba que o objetivo não é replicar ou criar um novo nariz.

O que se pretende é melhorar a aparência do seu, mantendo as características que o distinguem e o tornam único.

Imagem1Imagem2

Veja Também:

Imagem1Imagem2

O SEU NOME*

O SEU EMAIL*

TELEFONE*

ESTOU INTERESSADO(A) EM*:

MENSAGEM

Informação Adicional:

Se tiver alguma dúvida sobre este tema, contacte-nos através deste formulário ou deixe-nos a sua questão na zona dos comentários.

Em alternativa, também pode visitar a nossa clínica de cirurgia plástica em Lisboa.

Nota importante:

As fotos antes e depois apresentadas nesta página e neste website são meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Estas imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email