A rinoplastia (cirurgia ao nariz) é uma cirurgia estético-funcional frequentemente realizada. A intervenção visa melhorar a aparência e optimizar a função respiratória. Estes objectivos são geralmente cumpridos.
O procedimento pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz (redução ou aumento das estruturas formadas por osso e cartilagem), alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio.
Se houver uma patologia funcional complexa, o trabalho do cirurgião plástico deverá ser complementado com o de um otorrinolaringologista, preferencialmente numa única intervenção.
Sintomas como obstrução respiratória, ressonar, escorrências nasais indiciam uma possível patologia funcional nasal. O diagnóstico pode ser feito com o recurso a exames específicos, como a Tomografia Axial Computadorizada (TAC).
Não há forma universal para realizar a rinoplastia. Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa. A cirurgia é planeada de acordo com os desejos do paciente e com a anatomia do mesmo.
Os pacientes mais indicados para esta cirurgia são aqueles que procuram melhorar a aparência do nariz e não a perfeição.
A rinoplastia é uma cirurgia complexa, com bons resultados que variam e dependem também da subjectividade do paciente. Revela-se como um procedimento com grande impacto no perfil emocional do paciente, e, por vezes, surge a necessidade de retoques ou mais operações para corrigir eventuais insatisfações.
Esta operação envolve cuidados específicos, e os resultados obtidos dependem também, em muito, do papel do cirurgião plástico, pois a melhoria da estética nasal deve ser equilibrada com a manutenção da qualidade do funcionamento nasal.
O médico deve avaliar se a intervenção desejada pelo paciente é justificável, e deve orientar sobre os riscos e limitações da cirurgia e o tipo de procedimentos a serem realizados.
Recomendações Antes da Rinoplastia
Algumas recomendações deverão ser seguidas antes de realizar a rinoplastia.
Deve-se informar o médico dos medicamentos usados normalmente, pois a toma de alguns necessita de ser suspensa, como é o caso dos anticoagulantes.
Nos dias que antecedem a cirurgia é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Informar o médico de uma gripe ou indisposição antes da cirurgia e, ainda, jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos 8 horas antes do procedimento são outras das recomendações a serem seguidas.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Blefaroplastia
7 minutos de leitura
Pálpebras caídas: conheça a cirurgia que corrige este problema
A pálpebra caída, também chamada de ptose palpebral, é uma condição que leva...
Mamoplastia de Redução
8 minutos de leitura
Redução mamária: o antes e depois da cirurgia
A redução mamária, também chamada de mamoplastia de redução ou cirurgia de...
Rosto
8 minutos de leitura
Rejuvenescimento facial: o que é e que opções existem?
Quando falamos de rejuvenescimento facial, temos em mente um conjunto de procedimentos...