Porque é procurada a cirurgia correctiva do nariz, ou rinoplastia?
A rinoplastia, ou cirurgia correctiva do nariz, é uma cirurgia cada vez mais procurada tanto por homens como por mulheres, adultos de todas as idades, que procuram um nariz harmoniosos.
O nariz tem um papel muito importante na face, não só como órgão sensorial (ou dos sentidos), mas também como participante na estética e harmonia da face.
Por vezes, é o nariz que “marca” a face de alguém, fazendo com que se distinga no meio de tantas outras. No entanto, este protagonismo tanto pode ser considerado positivo, se for um nariz harmonioso e adequado para a face, ou pode ser considerado negativo, se o mesmo trouxer complexos e insatisfações para a pessoa.
Existem alterações do nariz que nascem connosco (congénitas), resultando do nosso mapa genético, familiar ou racial. Podem também consistir em alguma malformação no normal desenvolvimento fetal. Outras alterações são adquiridas ao longo da vida, por crescimento anormal de cartilagens, ou por traumatismo da porção cartilagínea ou porção óssea do nariz, com posterior cicatrização incorrecta. Assim, um nariz pode estar desadequado e em desequilíbrio com a restante face, por ser demasiado grande ou pequeno, achatado ou arrebitado, com bossas os depressões, desviado.
A rinoplastia é assim procurada para correcção de qualquer malformação ou característica anormal ou diferente do nariz, que traga à pessoa alguma insatisfação. A cirurgia correctiva do nariz permite remodelá-lo de acordo com o problema identificado, renovando a sua forma com o objectivo de conseguir um nariz harmonioso com o resto da face.
Qualquer pessoa pode ser submetida à rinoplastia?
As expectativas de se conseguir um “nariz perfeito” devem ser desencorajadas. Qualquer pessoa pode ser submetida a uma rinoplastia desde que as suas expectativas sejam o mais real possível, pois caso contrário nunca estará satisfeita. O resultado final depende não só do problema base como também do processo de cicatrização, sendo cada caso, uma caso diferente.
Por outro lado, existem situações em que uma pessoa pretende fazer uma rinoplastia para mudar a aparência do nariz procurando maior harmonia facial, mas a cirurgia correctiva do nariz não seria a resposta, e sim outra cirurgia estética como por exemplo a mentoplastia (cirurgia ao queixo) ou cirurgia à região malar (maçãs do rosto).
A rinoplastia traz benefícios?
A rinoplastia, ao corrigir, remodelar e esculpir um nariz que apresenta alguma característica menos adequada ou equilibrada, contribui para a melhoria da estética da face.
Narizes muito marcantes podem trazer complexos e insegurança às pessoas, limitando a sua vida quotidiana ao contribuir para a baixa de auto estima.
Por vezes, pequenas e ligeiras alterações efectuadas na cirurgia correctiva do nariz, são o suficiente para mudar estes aspectos, conseguindo melhor qualidade de vida com uma cirurgia relativamente simples.
Por outro lado, à rinoplastia pode ser associada uma cirurgia de correcção do septo nasal, constituindo uma septo-rinoplastia, cirurgia essa que contribui em larga escala para a desobstrução nasal, em pessoas com obstrução crónica causada pelo desvio do septo nasal.
Pessoas que sofrem de obstrução nasal crónica podem ter um padrão de sono fragmentado, por dificuldade respiratória enquanto deitados a dormir, contribuindo para sonolência diurna, irritabilidade, dor de cabeça, aumento do stress em geral.
Assim, tanto a nível puramente estético ou a nível funcional, a cirurgia correctiva do nariz pode trazer melhoria à qualidade de vida de uma pessoa, com melhoria do perfil psicológico e físico.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...