Devo fazer uma rinoplastia se respirar mal pelo nariz? Posso ficar pior?
Grande parte da população apresenta ao longo da sua vida sinais e sintomas de alguma problema a nivel do nariz e da sua função, nomeadamente obstrução nasal, rinorreia (escorrências), epistaxis (sangramento), diminuição do olfacto.
A inspiração deve ser efectuada pelo nariz, no entanto, muitas são as vezes em que tal se torna impossivel.
A obstrução nasal crónica, afecção nasal muito comum, é uma das razões mais comum que obrigam a procura de um médico pois esse problema interfere com a função respiratória normal e a vida do quotidiano. Esta pode ainda contribuir para maior probabilidade de infecções respiratórias como sinusite, ou pode contribuir para roncopatia (ressonar), noites mal dormidas e sono não repousante.
Assim, uma pessoa que apresente esta alteração deve ser avaliada por um médico para diagnóstico e tratamento específico.
As causas mais frequentes de obstrução nasal são o desvio do septo, pólipos e hipertrofia dos cornetos, que tanto podem surgir na criança como no adulto.
O seu médico, para fazer o diagnóstico irá basear-se principalmente nas queixas apresentadas e avaliação objectiva, podendo pedir exames complementares de diagnóstico (raio X e TAC) para investigação da etiologia da obstrução nasal.
Consoante o diagnóstico encontrado o cirurgião pode propor determinada cirurgia.
A cirurgia de rinoplastia, apresenta como objectivo melhorar a aparência do nariz, recriando novas linhas e formas, nunca esquecendo a sua função respiratória e olfactiva.
Um problema associado à obstrução na respiração nasal frequentemente encontrado, é o desvio do septo. O septo é a estrutura central do nariz, formada por cartilagem e osso, que funciona para dividir as duas cavidades nasais. Este problema pode ser solucionado enquanto também melhora a aparência do nariz, através de uma cirurgia chamada rino-septoplastia.
No caso de existir uma alteração complexa a nível nasal que comprometa a respiração nasal, a cirurgia estética efectuada pelo Cirurgião Plástico deverá ser complementado com uma intervenção do foro da Otorrinolaringologia, de preferência no mesmo tempo operatório.
O que pode ser alterado no meu nariz?
A rinoplastia é uma cirurgia muito personalizada e muito concreta, não existindo apenas uma técnica cirúrgica possível de ser aplicada cujos os resultados sejam iguais em todos os narizes.
Um dos principais aspectos para o seu sucesso é o ponto de partida, o nariz particular de um paciente, e o objectivo que este pretende com a cirurgia.
O que será alterado na cirurgia de rinoplastia vai depender das características, dimensões, imperfeições apresentadas. Por exemplo, uma pessoa pensando ter uma nariz grande e procura uma cirurgião para alterar tal característica, após avaliação minuciosa pode se chegar à conclusão que o problema está no queixo demasiado pequeno e posterior (retrognatismo).
Por estas razões, o primeiro passo é o paciente conhecer bem o seu nariz e objectivar precisamente o que quer alterar. O segundo passo, é ter consciência que não é viável pretender “imitar” o nariz de uma celebridade, ou desejar um nariz perfeito.
O cirurgião, juntamente com o paciente, delineará um plano sobre o objectivo pretendido com a cirurgia, alertando sempre que os resultados finais vão também depender do processo de cicatrização de cada doente. É por isso muito importante que se escolha um Cirurgião Plástico creditado e com experiência neste tipo de cirurgias, sincero e objectivo, que ouça as necessidades do paciente mas que também explique as limitações da rinoplastia.
Através desta cirurgia pode alterar qualquer porção do nariz. A rinoplastia pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, alinhar o eixo do nariz, alisar “bossas” ou imperfeições da “cana” do nariz, alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio.
Para alterarem a forma do nariz é necessário parti-lo primeiro?
O nariz é constituído pela pele e tecido subcutâneo no revestimento externo, osso e cartilagem na constituição da cavidade nasal e septo nasal, e mucosa nasal no revestimento interno.
No processo de remodelação, dependendo do que se pretende alterar, pode ser necessário manipular porções ósseas e cartilagíneas para lhes conferir nova forma. Por vezes pode ainda ser necessário a utilização de enxertos de cartilagem com origem, por exemplo, no septo nasal ou no pavilhão auricular.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...