Fotos de antes e depois de AbdominoplastiaLipoabdominoplastia
Imagem 1: Abdominoplastia e Lipoaspiração dos flancos
Imagem 2: Abdominoplastia e Lipoaspiração dos flancos
Descrição do Caso Clínico
Trata-se de uma mulher de 38 anos, mãe de dois filhos. Após duas gravidezes ocorreu uma grande diástase (um grande afastamento) dos músculos retos abdominais, que condicionavam o aspeto de “ainda grávida” com que ficou até à data em que foi realizada a cirurgia (cerca de um ano após o último parto).
Esta mulher submeteu-se a dois procedimentos numa única cirurgia – lipoaspiração dos flancos e abdominoplastia com correção dos retos abdominais:
- Abominoplastia – Para remover estrias e alguma gordura localizada, corrigir a flacidez e a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais. Esta cirurgia consiste em fazer uma plicatura da musculatura (que se traduz por uma melhor definição da cintura e faz o efeito de uma cinta interna) e ressecção do excesso de pele, com transposição do umbigo.
- Lipoaspiração – Para definir melhor o contorno do dorso, foi realizada vibrolipoaspiração, pela técnica tumescente.
Pós-operatório
No período pós operatório é necessário repouso, evicção de esforços, utilizar cinta compressiva e realizar drenagens linfáticas.
A descrição deste caso clínico é meramente informativa, não dispensa a consulta com um médico especialista em cirurgia plástica, pois só através da mesma é possível um esclarecimento em relação à indicação de cada procedimento, riscos e complicações inerentes.
Sobre a médica
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.
Sobre a médica
Dra. Mariana da Rocha Martins/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55124, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na Universidade do Porto e concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Durante a formação específica em Cirurgia Plástica, trabalhou em instituições de renome internacional como o Institut Kaplan (Barcelona), na La Clinic (Montreux) e no Great Ormond Street Hospital (Londres).
Sobre a médica
Dra. Marta Gouveia Duarte/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 57817, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde concluiu a sua tese de Mestrado em Envelhecimento Humano.
Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São José.
Colabora em vários projetos de investigação na NOVA Medical School.
Sobre a médica
Doutora Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Doutorada em Medicina pela Universidade de Münster na Alemanha.
Após a conclusão da especialidade, tornou-se Assistente Graduada Sénior (Oberärztin) na Fachklinik Hornheide e na Universidade de Münster. Atualmente colabora em vários projetos de investigação da Universidade de Münster, onde é orientadora de alunos de doutoramento. É também correspondente assídua de revistas científicas e de lazer na Alemanha.