Por estar localizado no centro do rosto, a aparência do nariz tem um grande impacto na proporção e harmonia facial. A forma, o tamanho e a proporção do nariz são das queixas mais comuns, podendo comprometer a confiança e autoestima das pessoas. Porém existem métodos distintos, cirúrgicos e não cirúrgicos, para corrigir as deformidades nasais e conseguir um equilíbrio facial.
São dois os métodos existentes – Rinoplasta e Rinomodelação - que, embora diferentes, têm o mesmo propósito: o de corrigir as deformidades nasais. A rinoplastia é uma cirurgia plástica; já a rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo que corrige as imperfeições através do preenchimento com ácido hialurónico. Cada uma das técnicas possui as suas particularidades e estão indicadas para casos diferentes.
Rinoplastia
A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica, com resultados definitivos, que realiza cortes internos na região do nariz, podendo aumentar ou diminuir o seu tamanho, alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas, alterar o ângulo entre o nariz e o lábio, ou mesmo outras alterações estruturais do nariz. Tem como objetivo melhorar a parte estética bem como a função respiratória, sempre que necessário. A rinoplastia pode ser realizada quando o desenvolvimento facial do paciente estiver concluído, normalmente a partir dos 16 anos. Existem duas abordagens à rinoplastia: a rinoplastia aberta (exorrinoplastia) quando o cirurgião plástico faz uma pequena incisão externa, entre as narinas do paciente, na região conhecida como columela; e a rinoplastia fechada (endonasal) quando a incisão é realizada na parte interna das narinas.
Rinoplastia – Informações práticas
-Duração: 1h30
-Anestesia: geral
-Tempo de recuperação: 15 dias
-Cuidados pós-operatórios: restrição da atividade física, aplicação de gelo, uso de tala durante uma semana
Rinomodelação
A rinomodelação, também conhecida como rinoplastia sem cirurgia, é um procedimento não invasivo que consiste na aplicação de ácido hialurónico, em pontos estratégicos do nariz, permitindo uma melhoria imediata da sua aparência. O tratamento permite elevar a ponta do nariz, eliminar ou reduzir o cavalete e corrigir outras imperfeições. No entanto, são sendo uma intervenção cirúrgica, a rinomodelação não corrige alterações funcionais do nariz. Os resultados são de caráter temporário (9 a 12 meses), sendo necessária uma nova aplicação para manter os resultados. É realizada em consultório com anestésico tópico, podendo regressar à sua rotina logo após o tratamento.
Rinomodelação – Informações práticas
-Duração: 30m
-Anestesia: tópico local
-Sem tempo de recuperação
-Cuidados pós-operatórios: Não baixar a cabeça nas 4 horas após o tratamento; evitar a exposição solar direta e não realizar atividade física nas 24 horas seguintes; durante os 3 primeiros dias não deve massajar a zona.
Rinoplastia ou Rinomodelação?
Tanto a rinoplastia como a rinomodelação permitem resultados surpreendentes no que se refere à estética nasal. Os dois procedimentos são seguros e muito realizados. A técnica adequada para cada paciente dependerá das características iniciais do nariz e resultados desejados. A verdade é que qualquer um dos procedimentos tem um impacto marcante na harmonia e proporção facial e, no caso da rinoplastia, na função respiratória.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Geral
2 minutos de leitura
Aumento de Lábios e Maçãs de Rosto
Aumento de lábios e Maçãs do Rosto Cada vez mais, as pessoas procuram formas...
Ácido Hialuronico
4 minutos de leitura
Ácido Hialurónico – Livre-se do Código de Barras
É uma consequência normal do envelhecimento, quase todos as temos, mas todos as...
Ácido Hialuronico
5 minutos de leitura
O volume certo das maçãs do rosto com ácido hialurónico
O preenchimento facial com ácido hialurónico compensa a faltam de relevo nas maçãs...