Fotos de antes e depois de Mommy Makeover®
Imagem 1: Mamoplastia de aumento: fotos antes e depois | Lipoabdominoplastia | Lipoaspiração (vista frontal)
Imagem 2: Mamoplastia de aumento: fotos antes e depois | Lipoabdominoplastia | Lipoaspiração (vista lateral)
Imagem 3: Mamoplastia de aumento: fotos antes e depois | Lipoabdominoplastia | Lipoaspiração (vista posterior)
Descrição do Caso Clínico
Esta mulher decidiu submeter-se a uma cirurgia “Mommy Makeover ®” após ter sido mãe de uma criança e se sentir extremamente desconfortável com o aspeto do abdómen, das mamas e dos flancos.
Insatisfeita com o seu corpo, escolheu a Clínica de Cirurgia Plástica de Lisboa da Dra. Luísa Magalhães Ramos para recuperar as suas formas e sua auto-estima.
Nesta cirurgia foram realizados 3 procedimentos simultaneamente:
- Mamoplastia de aumento com mastopexia periareolar – Para corrigir a ptose mamária (aspecto de mamas descaídas), foi removida pele periareolar pela técnica de Benelli. Simultaneamente foi realizada uma mamoplastia de aumento, no plano retroglandular. Os implantes escolhidos pela paciente foram em gota (natural), de poliuretano, 360 HI, Silimed.
- Lipoabdominoplastia – Para remover estrias e alguma gordura localizada, corrigir a flacidez e a diástase (afastamento) dos músculos rectos abdominais (provocados pela gravidez) foi realizada uma lipoabdominoplastia. Esta cirurgia consiste em fazer uma plicatura da musculatura (que se traduz por uma melhor definição da cintura e faz o efeito de uma cinta interna), uma lipoaspiração (remoção de gordura abdominal) e ressecção do excesso de pele, com transposição do umbigo.
- Lipoaspiração – Para definir melhor o contorno do dorso, foi realizada vibrolipoaspiração, pela técnica tumescente.
No período pós operatório é necessário repouso, evicção de esforços, utilizar cinta compressiva e realizar drenagens linfáticas. A descrição deste caso clínico é meramente informativa, não dispensa a consulta comum médico especialista em cirurgia plástica, pois só através da mesma é possível um esclarecimento em relação à indicação de cada procedimento, riscos e complicações inerentes.
Sobre a médica
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.
Sobre a médica
Dra. Mariana da Rocha Martins/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55124, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na Universidade do Porto e concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Durante a formação específica em Cirurgia Plástica, trabalhou em instituições de renome internacional como o Institut Kaplan (Barcelona), na La Clinic (Montreux) e no Great Ormond Street Hospital (Londres).
Sobre a médica
Dra. Marta Gouveia Duarte/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 57817, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde concluiu a sua tese de Mestrado em Envelhecimento Humano.
Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São José.
Colabora em vários projetos de investigação na NOVA Medical School.
Sobre a médica
Doutora Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Doutorada em Medicina pela Universidade de Münster na Alemanha.
Após a conclusão da especialidade, tornou-se Assistente Graduada Sénior (Oberärztin) na Fachklinik Hornheide e na Universidade de Münster. Atualmente colabora em vários projetos de investigação da Universidade de Münster, onde é orientadora de alunos de doutoramento. É também correspondente assídua de revistas científicas e de lazer na Alemanha.
Sobre a médica
Dra. Sara Carvalho / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula nº 60781, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital de São José.
Realizou diversos cursos nas áreas da cirurgia estética e reconstrutiva da mama e cirurgia estética da face, entre os quais Breast Reconstruction Live Surgery no CA’ Foncello Hospital em Treviso, Itália, Breast Cancer Reconstruction Art – Seminar and Live Surgery, na Fundação Champalimaud em Lisboa e European Course of Rhinoplasty em Bruxelas.
No fim da sua formação específica em Cirurgia Plástica realizou o fellowship em Cirurgia Estética numa das maiores instituições de renome internacional, a Clínica Planas, em Barcelona.
Mantém a ligação à Faculdade enquanto Formadora em Workshops e Cursos pré-graduados nas áreas da Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética e de Anatomia.
Integra atualmente o corpo clínico do serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética do Centro Hospitalar Lisboa Central, destacando-se nas áreas da Reconstrução Mamária, Cirurgia de Contorno Corporal e Pós-bariátrica, Cirurgia Plástica Pediátrica, Cirurgia de Trauma e de Queimados. Trabalha como assistente hospitalar, é orientadora de formação e responsável pela Cirurgia Segura desta instituição.
Participa assiduamente em cursos e congressos para atualização, colabora em diversas atividades científicas, tendo publicado capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
É membro da prestigiada ISAPS, Ordem dos Médicos Portugueses, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética e Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.