Porque são tão procurados tratamentos para alisar a barriga e porque é tão difícil ter resultados?
A região abdominal é uma das partes do corpo feminino e masculino onde ocorre maior acumulação de gordura e está sujeita a diversas alterações morfológicas que ocorrem ao longo da vida.
O excesso de peso e emagrecimento substancial, gestações múltiplas, acumulação localizada de gordura, alterações relacionadas com o envelhecimento da pele e tecidos, resultam muitas vezes na flacidez da pele, enfraquecimento da musculatura abdominal e estrias. Por vezes, o emagrecimento reduz a massa adiposa mas deixa mais evidente o excesso de pele flácida, sem elasticidade e ainda mais evidente estrias que surgiram com o aumento do peso.
Estas alterações podem ter bastante impacto na vidas diária de homens e mulheres, resultando numa baixa de auto-estima, numa menor vontade de investir na sua imagem, evitando mesmo de olhar para o espelho, sair ou até ir à praia. Quem não gostaria de ter um abdómen liso?
A abdominoplastia pode ser a resposta para tratar a pele e gordura em excesso que tenho na barriga?
Por vezes, mesmo com exercício físico regular e uma alimentação saudável, a flacidez abdominal não é de todo melhorada e para corrigir estas situações, que tendem a piorar com o avanço da idade em virtude do envelhecimento da pele, a cirurgia de abdominoplastia é a alternativa mais indicada e eficaz.
Os candidatos à cirurgia de abdominoplastia devem ser emocionalmente maduros e compreender as suas próprias motivações para realizar a cirurgia. Expectativas realistas são importantes e deve-se perceber que o procedimento traz melhorias mas não a perfeição.
A abdominoplastia é um procedimento para remover o excesso de pele e gordura do abdómen e para reposicionar e reforçar os músculos da parede abdominal, tornando o ventre mais liso e firme, redefinindo a cintura e tornando o contorno abdominal mais harmonioso. Esta cirurgia pode ainda ser o único método para remoção das estrias abdominais que se situem na região abdominal inferior ao umbigo, no entanto não pode ser considerada como um substituto de um emagrecimento nem uma cura para a obesidade.
Não tenho muito excesso de tecido na barriga mas gostava de a ter mais firme e lisa. É possível?
Há várias técnicas para realizar a cirurgia de abdominoplastia que variam de acordo com a doente e com a preferência do cirurgião. A abdominoplastia pode ser combinada com outras técnicas de contorno corporal, frequentemente a lipoaspiração, tratando-se nesse caso de uma lipoabdominoplastia.
A abdominoplastia completa é a técnica cirúrgica que permite remover o excesso de pele, apertar os músculos subjacentes em toda a área abdominal, com recolocação do umbigo.
A mini-abdominoplastia é a técnica que remove o excesso de pele apenas abaixo do umbigo e aperta os músculos abdominais inferiores mantendo inalterada a posição do umbigo. As indicações para uma mini-abdominoplastia são raras e apenas utilizadas em mulheres com excesso de pele abaixo do umbigo.
Os resultados cirurgia de abdominoplastia ficam para sempre?
Conseguir um corpo mais firme e bonito está intrinsecamente ligado à abdominoplastia, mas os seus resultados apenas vão perdurar se acompanhados por uma alimentação adequada, bem como de exercício físico regular.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoabdominoplastia
7 minutos de leitura
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele...
Geral
7 minutos de leitura
Abdominoplastia: veja o antes e depois desta cirurgia plástica
Quer fazer uma abdominoplastia, mas tem curiosidade de ver imagens do antes e depois...
Geral
7 minutos de leitura
Diástase Abdominal: quando recorrer à cirurgia?
A diástase abdominal consiste na deformação do abdómen devido ao afastamento...