O tempo de recuperação da abdominoplastia pode variar conforme o organismo de cada paciente, mas também com os cuidados que a paciente tem no período pós-operatório.
Esta é uma das cirurgias plásticas mais procuradas em todo o mundo, especialmente pelas mulheres que já foram mães, devido à sua capacidade de proporcionar excelentes resultados e devolver a harmonia e tónus abdominal.
Geralmente, a ansiedade por ver o resultado final é tão grande que, por vezes, as pacientes ignoram as recomendações dadas pela médica. O que não deve acontecer, pois os cuidados a ter no período pós-operatório têm muita influência no resultado final da cirurgia!
Para conseguir o abdómen com que sempre sonhou e para que tenha uma recuperação confortável e em segurança, damos-lhe algumas dicas de cuidados gerais a ter após a alta clínica da abdominoplastia. Esclarecemos ainda as dúvidas mais frequentes sobre a recuperação da cirurgia.
Cuidados gerais após alta clínica
É fundamental que repouse e evite fazer esforços físicos após uma abdominoplastia. Entre os cuidados que deve cumprir, destacam-se:
• Não retirar a cinta (mesmo para dormir) - só poderá ser removida 1 mês após a cirurgia, com indicação médica;
• Manter as meias de compressão até indicação médica em contrário (pode retirar apenas para tomar banho);
• Dormir de barriga para cima e com almofadas atrás das costas, proporcionando uma ligeira elevação;
• Quando espirra ou tosse, deve colocar as mãos sobre o abdómen;
• Tomar os remédios conforme indicação da médica;
• Mexer os membros inferiores a cada 2 horas, ou sempre que se lembrar;
• Andar com a anca ligeiramente para trás (cerca de 30 graus), para evitar a reabertura dos pontos;
• Fazer fisioterapia com sessões de drenagem linfática manual na zona tratada, conforme indicação médica;
• Tomar banho com um gel específico para o efeito (ex: gel cyteal);
• Após o banho, passar uma compressa com betadine líquido sobre as cicatrizes, e voltar a proteger com uma compressa limpa;
• Hidratar a pele com um creme neutro, evitando a zona das cicatrizes;
• Após fazer 1 mês de cirurgia, poderá apanhar sol com proteção máxima, havendo sempre risco de a cicatriz escurecer.
Ao cumprir estas recomendações, irá otimizar os resultados da intervenção. Pode requerer algum esforço da sua parte durante a fase de recuperação, mas é extremamente importante para que possa alcançar o resultado desejado da abdominoplastia.
Questões frequentes sobre a recuperação da Abdominoplastia
Qual é a duração média da recuperação da abdominoplastia?
O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso, principalmente nos primeiros 10 dias. Após 15 a 20 dias pode regressar ao trabalho. Após 30 a 45 dias pode começar a fazer exercício físico de forma gradual. Não havendo complicações a registar, a recuperação completa da abdominoplastia demora, em média, cerca de 2 meses.
A recuperação da cirurgia envolve dor e desconforto?
Cada paciente reage de forma diferente. Nos dias seguintes à abdominoplastia é normal sentir alguma dor ou desconforto, que pode ser amenizada com o uso de analgésicos e da cinta de compressão. Nos primeiros 3 dias após a abdominoplastia deve estar em repouso absoluto.
Devo usar roupa de compressão após a abdominoplastia?
Após a abdominoplastia é colocada uma cinta de compressão para comprimir o abdómen, dar conforto e facilitar os movimentos. Esta cinta deve ser utilizada durante 30 dias, mesmo para dormir. Para além do uso de cinta compressiva, é indicada a utilização de meias de compressão, para evitar a formação de coágulos. Estas só devem ser retiradas após indicação médica para tal.
Devo fazer drenagens linfáticas após a abdominoplastia?
As drenagens linfáticas desempenham um papel fundamental na recuperação de uma abdominoplastia. Após a cirurgia, é comum ocorrer inchaço na área abdominal e ao redor das cicatrizes. Para ajudar a reduzir esse inchaço pós-operatório, devem ser realizadas drenagens linfáticas manuais. Não só ajudam a estimular o sistema linfático, promovendo a remoção de líquidos retidos na área tratada, como contribuem para aliviar a sensação de desconforto na zona tratada. Este tratamento deve ser realizado por um profissional de saúde experiente em recuperação de cirurgias plásticas.
Devo fazer fisioterapia após a abdominoplastia?
A fisioterapia pode ser prescrita para auxiliar na restauração da mobilidade e da função muscular na região abdominal. Geralmente, o tratamento inclui exercícios suaves que visam fortalecer os músculos abdominais e melhorar a postura corporal. O tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta experiente em recuperação de cirurgias plásticas, de forma a adaptar o tratamento às necessidades individuais da paciente e garantir que o progresso ocorra de maneira segura e eficaz.
Quando devo dirigir-me à clínica para ser observada?
Aproximadamente 7 dias após a cirurgia deverá ser observada pela sua médica. Novamente, após 30 dias da intervenção, terá nova observação médica, para garantir que a recuperação está a decorrer conforme esperado.
Quando posso voltar a fazer as atividades quotidianas?
Quem realiza uma abdominoplastia tem, obrigatoriamente, de fazer uma pausa nas atividades diárias, sobretudo, nas que exigem esforço físico. Fazer limpeza, carregar o seu bebé ou fazer exercício físico são atividades que deve evitar no primeiro mês de recuperação. Nesse sentido, é importante ter um bom apoio familiar nesse período, para não comprometer a sua recuperação.
Posso praticar exercício físico após a cirurgia ao abdómen?
Deve abster-se da prática de exercício físico nos primeiros 30-45 dias. Depois desse período - e se não houver nenhuma contraindicação do seu médico - pode retomar a atividade física de forma gradual e moderada, começando com exercícios leves.
Quando posso regressar ao trabalho?
Decorridos 15 a 20 dias da cirurgia é possível voltar ao trabalho. Contudo, deverá evitar ficar muito tempo em pé e procurar não fazer esforços físicos.
Quando vejo o resultado final da abdominoplastia?
Geralmente, os resultados são visíveis logo após a cirurgia, ficando a barriga mais lisa, mais firme e sem excesso de pele. No entanto, poderá permanecer inchada e com hematomas durante algum tempo. O resultado final da abdominoplastia é normalmente visível após 4-6 meses.
Complicações a que deve prestar atenção!
Realizada a cirurgia, deve seguir todas as recomendações da equipa médica de forma a diminuir o risco de complicações. Caso tenha algum dos seguintes sintomas deve consultar a equipa médica de imediato:
- Dificuldade em respirar;
- Febre superior a 38ºC;
- Dores fortes que não passam com os analgésicos indicados pelo médico;
- Manchas de sangue ou outro líquido no curativo;
- Dor intensa na cicatriz ou cheiro fétido;
- Sinais de infeção como região quente, inchada, avermelhada e dolorida;
- Cansaço excessivo.
Está interessada em realizar uma cirurgia ao abdómen?
Agora que conhece os cuidados necessários para uma correta recuperação da abdominoplastia, se tem interesse em realizar a cirurgia, peça-nos um orçamento.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoabdominoplastia
7 minutos de leitura
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele...
Geral
7 minutos de leitura
Abdominoplastia: veja o antes e depois desta cirurgia plástica
Quer fazer uma abdominoplastia, mas tem curiosidade de ver imagens do antes e depois...
Geral
7 minutos de leitura
Diástase Abdominal: quando recorrer à cirurgia?
A diástase abdominal consiste na deformação do abdómen devido ao afastamento...