Lipoaspiração, abdominoplastia e lipoabdominoplastia: quais as principais diferenças entre estas soluções cirúrgicas para quem deseja melhorar a aparência do abdómen.
Acontece que, frequentemente, existe alguma confusão sobre qual será a cirurgia mais indicada para cada paciente. Embora as três cirurgias tenham como objetivo remodelar a zona abdominal, de facto, são intervenções diferentes e têm indicações diferentes.
Lipoaspiração, Abdominoplastia e Lipoabdominoplastia: qual devo fazer?
A Lipoaspiração elimina depósitos de gordura localizada, enquanto a Abdominoplastia elimina o excesso de pele e corrige a separação dos músculos retos do abdómen (diástase abdominal).
Imagem 1 - correção da diástase abdominal
À combinação dos dois procedimentos numa única intervenção dá-se o nome de Lipoabdominoplastia. Combinando a Lipoaspiração com a Abdominoplastia é possível não só remover os depósitos de gordura na zona do abdómen, mas também remover o excesso de pele e reposicionar os músculos da parede abdominal, numa única intervenção.
Em que consiste a Lipoaspiração?
Não é um método de emagrecimento mas sim, uma solução eficaz para eliminar gordura localizada. Aquela que não se consegue eliminar seguindo uma alimentação equilibrada e realizando exercício físico com regularidade.
Esta cirurgia pode ser realizada em qualquer zona do corpo que tenha depósitos de gordura, tal como:
- Abdómen;
- Flancos;
- Dorso;
- Culotes;
- Coxas;
- “Papos do soutien”;
- Queixo;
- Entre outros locais.
Esta é uma das cirurgias mais procuradas - tanto por homens como por mulheres - devido aos seus excelentes resultados de remodelação corporal.
Quem pode realizar uma lipoaspiração?
Esta intervenção cirúrgica está indicada para homens e mulheres próximos do peso ideal e com uma pele elástica.
Pacientes com flacidez não estão indicados para a lipoaspiração pois, ao retirar a gordura localizada de determinada zona, a pele poderá não retrair, acentuando a flacidez já existente.
A lipoaspiração é frequentemente combinada com outros procedimentos de contorno corporal como, por exemplo, o enxerto de gordura nos glúteos. Neste caso, retira-se o excesso de gordura de uma zona do corpo que, depois de tratada, é injetada nos glúteos para aumentar o volume e melhorar a forma.
Em que consiste a Abdominoplastia?
A cirurgia é frequentemente realizada em combinação com a lipoaspiração – lipoabdominoplastia – pois muitos pacientes que realizam esta cirurgia tem depósitos de gordura localizada – abdómen, flancos, dorso, “papos do soutien”, etc. No entanto, pacientes que estão no peso ideal e não tem depósitos de gordura indesejada, geralmente submetem-se apenas a uma abdominoplastia.
Quem pode realizar uma abdominoplastia?
Esta cirurgia está indicada para pacientes que sofreram oscilações de peso acentuadas ou que passaram por uma ou várias gestações e que têm excesso de pele e flacidez, na zona abdominal.
Em que consiste a Lipoabdominoplastia?
A lipoabdominoplastia é um procedimento cirúrgico conjugado que combina a lipoaspiração com a abdominoplastia.
Permite remover depósitos de gordura indesejados na zona do abdómen, remover o excesso de pele e reposicionar os músculos da parede abdominal, numa única intervenção.
Quem pode realizar uma lipoabdominoplastia?
Com as gravidezes ou oscilações de peso acentuadas, os músculos retos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdómen.
Nessas situações, por norma, a pele perde elasticidade, pode ganhar estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar. Quando existem também depósitos de gordura indesejada, combina-se a abdominoplastia com a lipoaspiração, de forma a obter um contorno corporal mais harmonioso.
Lipoaspiração versus abdominoplastia versus lipoabdominoplastia: qual a cirurgia mais indicada para mim?
A escolha da cirurgia a ser realizada depende do problema que deseja corrigir e do estado inicial do abdómen. A decisão deverá ser feita em conjunto com o seu cirurgião plástico após um estudo cuidado do seu caso.
De uma forma genérica, a lipoaspiração está indicada para pacientes com excesso de gordura localizada (com uma pele jovem e elástica). Já a abdominoplastia está indicada para pessoas que perderam muito peso ou que passaram por gestações e tenham ficado com o abdómen abaulado, flácido e com excesso de pele.
No caso de se verificar tanto excesso de gordura localizada, como excesso de pele e flacidez no abdómen, é indicada a lipoabdominoplastia, conjugando os dois procedimentos numa única intervenção.
Tem interesse em realizar uma destas cirurgias ? Se continuar com dúvidas relativamente ao procedimento mais indicado para o seu caso, saiba que numa primeira consulta decidirá, em conjunto com a sua médica, o procedimento ideal para o seu caso.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoabdominoplastia
7 minutos de leitura
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele...
Geral
7 minutos de leitura
Abdominoplastia: veja o antes e depois desta cirurgia plástica
Quer fazer uma abdominoplastia, mas tem curiosidade de ver imagens do antes e depois...
Geral
7 minutos de leitura
Diástase Abdominal: quando recorrer à cirurgia?
A diástase abdominal consiste na deformação do abdómen devido ao afastamento...