Qual é a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia? Qual devo escolher?
Tanto a lipoaspiração como a abdominoplastia são cirurgias estéticas efectuadas com cada vez mais frequência, procurando ambas uma silhueta e um contorno corporal mais elegante e harmonioso.
O procedimento de lipoaspiração visa eliminar tecido adiposo (gordura) localizado em determinada região, gordura essa que não é eliminada nem com a dieta nem com o exercício.
A lipoaspiração não é um procedimento cirúrgico de tratamento da obesidade, sendo antes um complemento após o atingimento do peso ideal, melhorando a harmonia de um corpo que permaneceu com certas regiões desproporcionais em relação a outras. Os melhores resultados ocorrem em doentes jovens, com pele elástica e hidratada, sem estrias ou outras marcas de envelhecimento da pele.
O resultado final é um contorno corporal mais fino e mais elegante. No entanto, consoante o tipo de pele e as regiões trabalhadas, após se eliminar o excesso de volume de determinada região pode permanecer alguma pele flácida e em excesso que não tem elasticidade suficiente para se adaptar aos novos contornos.
Este procedimento é relativamente simples, sem grandes complicações associadas, podendo ser empregue tanto a homens como a mulheres de quase todas as faixas etárias e a qualquer região do corpo. A cirurgia é minimamente invasiva, apesar de poder produzir dores, edema e equimoses no pós-operatório, podendo ser efectuada com sedação e anestesia local, tendo alta para o domicílio no mesmo dia.
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico algo invasivo, podendo estar associada a mais riscos e complicações. Tem como objectivo retirar o excesso de pele e tecido adiposo de um abdómen flácido, principalmente de pessoas que sofreram um emagrecimento abrupto e em que a pele permaneceu flácida e em excesso e onde pode ter surgido estrias. Este procedimento é muito procurado pelas mães após o parto, pois não só ocorreu um excesso de depósito de gordura como também os músculos e fáscia que os sustenta ficaram mais laxos ao acompanhar o crescimento do útero, resultando num abdómen flácido.
Na cirurgia de abdominoplastia é feito um descolamento da pele, tecido subcutâneo e gordura dos músculos da parede abdominal, retirando-se uma “fatia” destes tecidos que será marcada antes da cirurgia e que estará em excesso. Esta cirurgia pode ser efectuada sob sedação e anestesia locorregional (epidural) ou anestesia geral, podendo ter ser efectuada em regime de ambulatório. O seu resultado final é um contorno corporal mais firme, mais elegante e mais jovem.
O Cirurgião Plástico, devidamente creditado para este tipo de cirurgias deverá orientar e informar qual a melhor técnica que se aplica ao objectivo que se pretende, dependendo se apresenta um abdómen flácido ou apenas depósito em excesso de gordura. O resultado conseguido depende não só da prática do cirurgião, como também do tipo de alterações, das características da pele e tecidos a serem manipulados, do objectivo pretendido e das expectativas que o paciente tem. Estas devem ser o mais reais possível, não esquecendo que qualquer cirurgia estética envolve cicatrizes, apesar de muitas se conseguirem disfarçar, e como qualquer outra cirurgia, pode envolver complicações no pós-operatório como dor, edema (inchaço), equimoses (nódoas negras), hematomas (colecções de sangue), entre outras, de duração mais ou menos prolongada.
Como é efectuada a abdominoplastia?
Existem vários graus de abdominoplastia, consoante o objectivo pretendido, após a avaliação das alterações encontradas no abdómen, sendo umas mais invasivas que outras.
A abdominoplastia completa envolve quatro processos, sendo eles a remoção do excesso de pele e tecido adiposo entre a região demarcada pelo umbigo, em cima, e pelos pêlos púbicos, em baixo; sutura da fáscia dos rectos abdominais para lhe conferir mais firmeza e uma silhueta mais delgada; reposição do umbigo, visto que ao ser eliminada excesso de pele na região inferior ao umbigo, a pele e tecido adiposo supra-umbilical têm de ocupar esse lugar, sendo estes “descolados” da parede abdominal e recolocados por estiramento até junto da região supra-púbica; por fim são suturados, a nível da linha do biquíni na região supra-púbica.
Em lugar de um abdómen flácido, é conseguido um abdómen liso, sem excesso de tecido adiposo e mais firme.
As cicatrizes são uma situação inerente a qualquer cirurgia e deve se ter a consciência que o processo de cicatrização depende da qualidade da pele do paciente.
No entanto, o Cirurgião Plástico terá sempre o cuidado de tentar integrá-las nos sulcos e pregas naturais da pele, ao longo da linha do biquíni.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoabdominoplastia
7 minutos de leitura
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele...
Geral
7 minutos de leitura
Abdominoplastia: veja o antes e depois desta cirurgia plástica
Quer fazer uma abdominoplastia, mas tem curiosidade de ver imagens do antes e depois...
Geral
7 minutos de leitura
Diástase Abdominal: quando recorrer à cirurgia?
A diástase abdominal consiste na deformação do abdómen devido ao afastamento...