O corpo da mulher modifica-se com a gravidez. Mesmo depois do parto a barriga continua inchada, como se a mulher estivesse grávida de 6 meses. No entanto, nem tudo são más notícias.
Após o nascimento do bebé, o corpo produz hormonas que actuam sobre o útero para que este volte ao tamanho normal. Acresce ainda o facto de que todas as células que incharam durante a gestação começam agora libertar líquido. O líquido é excretado sob a forma de urina, suor e secreções vaginais.
Para perder a barriga o que pode a mulher fazer?
Perder a barriga é uma dor de cabeça para muitas mulheres, tornando-se um grande incómodo.
A barriga pode voltar ao normal, seguindo alguns cuidados, como manter uma alimentação equilibrada. Procurar o auxílio de um nutricionista nesta fase pode também ser muito importante. Este poderá elaborar uma dieta específica, adequada às necessidades da mulher e do bebé.
É também recomendada a ingestão de muitos líquidos. Durante o período de amamentação a mulher não tem de “comer por dois”, e logo que receba autorização médica e se sinta com disposição para tal, pode retomar a actividade física.
A amamentação, principalmente nos primeiros meses, é uma forma eficaz na perda de peso. A gordura acumulada durante a gravidez, para nutrir o bebé, vai começar a ser eliminada. As mulheres que amamentam queimam mais calorias para produzir o leite, e, por conseguinte, emagrecem mais rápido do que as que não o fazem.
Perder a barriga de grávida pode levar alguns meses. A rapidez de transição para mais perto do “normal” depende de diversos fatores: genéticos, nível de actividade física, ganho de peso durante a gravidez, e como era o corpo da mulher antes de engravidar. As mulheres que engordaram menos de 14 kg, por exemplo, que fizeram exercícios físicos durante a gestação e estão no seu primeiro filho têm tendência a emagrecer mais rápido.
Soluções como a drenagem linfática e caminhadas são também importantes na perda de peso ganho durante a gravidez. Manter uma postura correcta é outro facto a ter em conta. A mulher depois da gestação deve obrigar-se a recolher a barriga, de forma a reforçar a musculatura abdominal.
Por vezes, os exercícios físicos e uma alimentação equilibrada não chegam para perder a barriga. Nestes casos o recurso a cirurgias estéticas revela-se uma boa alternativa. A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados para remover o excesso de gordura acumulada na zona da barriga. Há casos em que para além da gordura acumulada, pode haver um excesso de pele. Nessas situações, poderá estar aconselhada uma abdominoplastia ou uma lipoandominoplastia complementada por correcção do afastamento muscular dos rectos abdominais - “plicatura da baínha dos rectos”.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoabdominoplastia
7 minutos de leitura
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele...
Geral
7 minutos de leitura
Abdominoplastia: veja o antes e depois desta cirurgia plástica
Quer fazer uma abdominoplastia, mas tem curiosidade de ver imagens do antes e depois...
Geral
7 minutos de leitura
Diástase Abdominal: quando recorrer à cirurgia?
A diástase abdominal consiste na deformação do abdómen devido ao afastamento...